Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Estrada que brilha no escuro é aberta na Holanda

Com informações da BBC - 15/04/2014

Estrada que brilha no escuro é aberta na Holanda
Pintura usada em estrada carrega durante o dia e libera um brilho verde à noite.
[Imagem: Studio Roosegaarde]

Estradas iluminadas

Um trecho de uma estrada na Holanda recebeu uma pintura especial que brilha no escuro, com o objetivo de aumentar a segurança sem gastar eletricidade da rede.

A pintura contém um pó fotoluminescente que é carregado pela luz do Sol durante o dia e, lentamente, libera um brilho verde à noite, eliminando a necessidade de iluminação pública - na Europa, muitas estradas são iluminadas, como as ruas no Brasil.

O artista interativo Daan Roosegaarde se associou à empresa de engenharia civil holandesa Heijmans para implantar a ideia.

A tecnologia está sendo testada em um trecho de 500 m, e o lançamento oficial está previsto para o final deste mês.

É a primeira vez que as faixas que brilham são implantadas em uma estrada - estrada é a N329 em Oss, cerca de 100 quilômetros a sudeste de Amsterdã.

Uma vez carregada, a faixa pode brilhar por até oito horas.

"O governo está apagando a iluminação pública à noite para economizar dinheiro, a energia está se tornando muito mais importante do que poderíamos ter imaginado há 50 anos", disse Roosegaarde. "Este (projeto na) estrada é sobre segurança e com o foco em um mundo mais autossustentável e mais interativo."

Estrada que brilha no escuro é aberta na Holanda
A ideia de usar tinta sensível à temperatura para indicar mudanças no clima ainda não foi adotada.
[Imagem: Studio Roosegaarde]

Inovações nas estradas

A inovação nas estradas deve ser incentivada, disse o professor Pete Thomas, do Centro de Investigação de Segurança de Transportes da Universidade de Loughborough (Grã-Bretanha), mas novas tecnologias precisam ser testadas e sua eficácia em segurança precisa ser comparada com tecnologias já existentes.

"Colocar essa tecnologia em todas as estradas sem iluminação seria um grande investimento. Por isso, precisamos de provas concretas sobre como isso se compara com (a tecnologia) que já temos", disse ele.

Inicialmente, a equipe também tinha planos de desenvolver símbolos que apareceriam na estrada quando a temperatura externa chegasse a um determinado nível. A mistura de tinta sensível à temperatura seria usada para criar símbolos gigantes em formas de flocos de neve na pista para alertar os usuários de que a pista da estrada poderia estar congelada.

O trecho atual da estrada não inclui esta tecnologia sensível à temperatura.

O projeto ainda está em testes e espera-se que possa ser expandido internacionalmente ainda neste ano. A imprensa holandesa informou que a Heijmans está interessada em usar a tinta em outras estradas, mas que nenhum contrato havia sido negociado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Iluminação
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Tintas

Mais tópicos