Plantão

Estrela jovem emerge de nuvem de poeira cósmica

Com informações do ESO - 02/02/2018

Estrela jovem emerge de nuvem de poeira cósmica
Esta nuvem densa é na realidade uma região de formação estelar chamada Lobo 3, onde estrelas extremamente quentes nascem a partir de massas de gás e poeira que estão colapsando.
[Imagem: ESO/R. Colombari]

Nebulosas escuras

Esta nuvem densa é uma região de formação estelar chamada Lobo 3 (ou Lupus 3), onde estrelas extremamente quentes nascem a partir de massas de gás e poeira que estão colapsando.

A imagem foi obtida com o Telescópio de Rastreio do VLT, no Chile, sendo a imagem mais detalhada desta região obtida até hoje, destacando o contraste entre a nuvem escura de poeira cósmica e a luz brilhante das estrelas jovens.

A região de formação estelar Lobo 3 situa-se na constelação do Escorpião, a apenas 600 anos-luz de distância da Terra. Ela faz parte de um complexo maior chamado Nuvens de Lobo, que herdam o nome da constelação adjacente do Lobo. As nuvens lembram fumaça ondulando contra um fundo de milhões de estrelas, no entanto o objeto é efetivamente uma nebulosa escura.

As nebulosas são enormes quantidades de gás e poeira situadas entre as estrelas, algumas prolongando-se ao longo de centenas de anos-luz. Apesar de muitas nebulosas se encontrarem completamente iluminadas pela intensa luz emitida por estrelas quentes, as nebulosas escuras envolvem a luz dos objetos celestes que se encontram dentro delas. São também conhecidas por nebulosas de absorção, uma vez que são constituídas por partículas de poeira densa e fria, que absorvem e dispersam a luz que passa através da nuvem.

Nebulosas escuras famosas incluem a Nebulosa Saco de Carvão e a Grande Fissura, que são suficientemente grandes para poderem ser vistas a olho nu, apresentando-se particularmente escuras contra o brilho da Via Láctea.

Formação de estrelas

A região Lobo 3 apresenta uma forma irregular, com trilhos escuros espessos colocados contra o brilho intenso das estrelas azuis resplandecentes situadas no centro. Tal como a maioria das nebulosas escuras, Lobo 3 é uma região de formação estelar ativa, composta essencialmente por protoestrelas e estrelas muito jovens. Perturbações próximas podem fazer com que caroços mais densos da nebulosa se contraiam sob a sua própria gravidade, tornando-se quentes e com pressão elevada durante o processo. Eventualmente, das condições extremas destes núcleos em colapso, formam-se protoestrelas.

Os astrônomos acreditam que as duas estrelas brilhantes no centro da imagem passaram por este processo. No início das suas vidas, a luz que emitiam foi praticamente toda bloqueada pelo espesso véu da sua nebulosa hospedeira, sendo visíveis apenas com telescópios infravermelhos ou radiotelescópios. No entanto, à medida que cresciam, tornando-se mais quentes e brilhantes, a sua luz intensa e ventos estelares fortes varreram o gás e a poeira da área ao redor, permitindo assim a sua emersão da maternidade escura, relevando agora seu brilho intenso.

Entender as nebulosas é crucial para compreendermos os processos de formação estelar - efetivamente, acredita-se que o Sol se formou numa região de formação estelar muito semelhante à Lobo 3, há mais de 4 bilhões de anos atrás.