Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Estrela é o objeto mais redondo já observado na natureza

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/11/2016

Estrela é o objeto mais redondo já observado na natureza
A estrela Kepler 11145123 é o objeto natural mais redondo já encontrado no Universo.
[Imagem: Mark A. Garlick]

Estrela mais redonda

Astrônomos do Instituto Max Planck e da Universidade de Gottingen, na Alemanha, identificaram o corpo celeste mais redondo que se conhece.

Eles mediram o achatamento polar de uma estrela com uma precisão sem precedentes usando uma técnica chamada asterossismologia, ou astrossismologia, que estuda as oscilações das estrelas.

A diferença entre os raios equatorial e polar da estrela é de apenas 3 quilômetros - um número surpreendentemente pequeno em relação ao raio médio da estrela, de 1,5 milhão de quilômetros. Ou seja, a estrela é surpreendentemente redonda.

Ao girar, as estrelas são achatadas pela força centrífuga. Quanto mais rápida a rotação, mais oblata - achatada nos polos - a estrela se torna.

Nosso Sol, por exemplo, gira com um período de 27 dias e tem um raio equatorial 10 km maior do que seu raio polar; para a Terra, essa diferença é de 21 km.

A Kepler 11145123 é uma estrela quente e luminosa, a 5.000 anos-luz de distância da Terra. Ela tem mais de duas vezes o tamanho do Sol, mas gira três vezes mais lentamente que nossa estrela.

Asterossismologia

Assim como a heliossismologia é usada para estudar o campo magnético do Sol, a asterossismologia - ou sismologia estelar, ou astrossismologia - pode ser usada para estudar o magnetismo de estrelas distantes. Mas campos magnéticos estelares, especialmente campos magnéticos fracos, são notoriamente difíceis de observar diretamente em estrelas distantes. O telescópio Kepler observou essa estrela super redonda durante mais de quatro anos.

Ocorre que, embora em intensidade menor do que a rotação, o campo magnético também influi no formato da estrela. E os astrônomos levantam a hipótese de que o seu campo magnético extremamente fraco pode ser responsável pela incrível esfericidade da estrela.

E a Kepler 11145123 não é a única estrela com medições disponíveis com a precisão adequada a estudos desse tipo. "Pretendemos aplicar este método a outras estrelas observadas pelo Kepler e pelas próximas missões espaciais TESS e PLATO. Será particularmente interessante ver como uma rotação mais rápida e um campo magnético mais forte podem mudar a forma de uma estrela. Um importante campo teórico da astrofísica está se tornando observacional," disse Laurent Gizon, principal autor do trabalho.

Bibliografia:

Artigo: Shape of a slowly rotating star measured by asteroseismology
Autores: Laurent Gizon, Takashi Sekii, Masao Takata, Donald W. Kurtz, Hiromoto Shibahashi, Michael Bazot, Othman Benomar, Aaron C. Birch, Katepalli R. Sreenivasan
Revista: Science Advances
Vol.: 2, no. 11, e1601777
DOI: 10.1126/sciadv.1601777
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos