Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Estrelas hipervelozes poderão escapar da Via Láctea

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/02/2014

Estrelas hipervelozes poderão escapar da Via Láctea
Esses sóis turbinados estão se movendo a uma velocidade de cerca de 1,6 milhão de km por hora em relação à galáxia.
[Imagem: Julie Turner/Vanderbilt University]

Mudando de galáxia

Astrônomos descobriram uma nova classe de estrelas solitárias movendo-se rápido o suficiente para escapar do puxão gravitacional da Via Láctea.

Em 2010, o telescópio Hubble fotografou uma estrela hiperveloz expulsa por um buraco negro. Também já se sabia que estrelas em hipervelocidade podem ser ejetadas da galáxia - calcula-se que isso ocorra quando elas atinjam velocidades acima de um milhão de quilômetros por hora.

Mas os astrônomos dizem que agora encontraram algo diferente.

"Essas novas estrelas em hipervelocidade são muito diferentes das que foram descobertas anteriormente," garante Lauren Palladino, da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.

O mecanismo mais aceito até agora para explicar a velocidade tremenda dessas estrelas é que elas teriam interagido com o buraco negro no centro da galáxia.

"As estrelas em hipervelocidade já conhecidas são grandes estrelas azuis e parecem ter-se originado do centro galáctico. As nossas novas estrelas são relativamente pequenas - mais ou menos do tamanho do Sol - e a parte surpreendente é que nenhuma delas parece vir do núcleo galáctico," completa ela.

Estrelas hipervelozes poderão escapar da Via Láctea
O mecanismo mais aceito até agora para explicar a velocidade tremenda dessas estrelas é que elas teriam interagido com o buraco negro no centro da galáxia.
[Imagem: Lauren E. Palladino]

Esses sóis turbinados estão se movendo a uma velocidade de cerca de 1,6 milhão de km por hora em relação à galáxia: mais do que o suficiente para escapar de sua influência gravitacional.

"Nenhuma destas novas estrelas em hipervelocidade vem do centro, o que implica que existe uma nova classe inesperada de estrela em hipervelocidade com um mecanismo de ejeção diferente," concluem os astrônomos.

Agora eles vão tentar criar cenários e hipóteses para identificar esse mecanismo.

Cartão vermelho

O cenário típico traçado para explicar a expulsão de estrelas pela galáxia envolve um binário de estrelas que entram no raio de ação do buraco negro central. Conforme uma delas espirala em direção ao buraco negro, sua companheira é arremessada para longe com uma velocidade tremenda.

Até agora já se conhecem 18 estrelas azuis gigantes em hipervelocidade que poderiam ter sido arremessadas por esse mecanismo.

Bibliografia:

Artigo: Hypervelocity Star Candidates in the SEGUE G and K Dwarf Sample
Autores: Lauren E. Palladino, Katharine J. Schlesinger, Kelly Holley-Bockelmann, Carlos Allende Prieto, Timothy C. Beers, Young Sun Lee, Donald P. Schneider
Revista: The Astrophysical Journal
Vol.: 780 7
DOI: 10.1088/0004-637X/780/1/7
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos