Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Etanol de toda a biomassa da cana eleva em 37% produtividade das usinas

Pedro Peduzzi - Agência Brasil - 25/06/2009

Etanol de toda a biomassa da cana eleva em 37% produtividade das usinas
Uma técnica para extrair etanol do bagaço e da palha da cana-de-açúcar - a biomassa da planta - poderá aumentar a produtividade das usinas em cerca de 37%.
[Imagem: INT]

Uma técnica para extrair etanol do bagaço e da palha da cana-de-açúcar - a biomassa da planta - poderá aumentar a produtividade das usinas em cerca de 37%. A técnica ainda está em caráter experimental, restrita a laboratórios, mas, segundo a coordenadora científica da Rede Bioetanol, Elba Bon, no prazo de três anos, poderá estar acessível para produção em escala industrial.

Etanol da biomassa

"Já é possível aumentar o processo de produção de etanol dos atuais 80 litros por tonelada de cana para 110 litros, se aproveitarmos o material que sobra do procedimento de obtenção normal do etanol, que é pelo caldo da cana", explica a coordenadora.

Em nenhum país, o etanol extraído da biomassa é produzido em escala industrial ou comercial. "Mas no Brasil esses estudos já avançaram bastante, ainda que a tecnologia esteja sendo desenvolvida apenas na escala laboratorial", avalia a pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Leda Maria Fortes. "Isso poderá colocar o Brasil em uma posição ainda mais privilegiada", completa Elba.

"Há, inclusive, um número considerável de usinas manifestando interesse em usar essa tecnologia. Até porque há grandes chances de a lucratividade da produção aumentar", afirma a coordenadora da Rede Bioetanol. "Mas isso precisa ainda ser confirmado por meio de estudos", pondera.

Etanol de segunda geração

O etanol usado comercialmente para abastecimento de veículos é extraído do caldo da cana. "A técnica que o país vem desenvolvendo permitirá, por meio do processo de hidrólise, a obtenção do chamado etanol de segunda geração, a partir dos resíduos que sobram da cana após uma primeira extração de etanol", explica a pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Viridiana Leitão.

Segundo Elba, é possível obter etanol da biomassa por meio de dois processos de hidrólise: o ácido e o enzimático, que são diferenciados principalmente pelas substâncias utilizadas para a transformação da celulose em glicose.

A mais comum - porém menos indicada pelas pesquisadoras por gerar inibidores do processo de fermentação e, também, por corroer os equipamentos - é a hidrólise ácida.

Corrida da hora

Com os estudos desenvolvidos pela Rede Bioetanol, há grande expectativa de se desenvolver, em escala industrial, a hidrólise por meio da adição de enzimas.

"Esta é a corrida da hora", aponta o professor de engenharia da Universidade Federal do ABC Adriano Ensinas, que também participa do workshop.

Aspectos sociais do desenvolvimento tornam a tecnologia ainda mais importante, segundo Elba, porque gera empregos para pessoas melhor qualificadas e, também, porque incentiva a qualificação profissional dos trabalhadores que já atuam em toda a cadeira de produção do etanol.

Além disso, a capacidade de produção pode aumentar mais, sem necessidade de expansão das áreas de cultivo. "Essa tecnologia pode diminuir a necessidade de área plantada, preservando o ecossistema e os mananciais de água do país", argumenta Elba.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biocombustíveis
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos