Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Teoria das cordas é tema de evento em São Paulo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/12/2010


Física teórica

Até 20 de dezembro, alguns dos mais renomados estudiosos da Teoria das Cordas participam de um encontro no Instituto de Física Teórica (IFT), da Unesp.

Entre eles, destacam-se Juan Maldacena e Joe Polchinski, vencedores do Dirac de 2008, o mais importante prêmio na área da física depois do Nobel.

O evento faz parte de um projeto que prevê a realização de cursos intensivos a cada três anos nessa subárea da física teórica denominada Teoria das Cordas.

A Escola ICTP-Capes Latino-Americana de Cordas, como foi intitulada a iniciativa, tem como público-alvo alunos de pós-graduação.

A ação integra o programa Escolas de Altos Estudos da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) e é promovida pelo IFT em parceria com o International Centre for Theoretical Physics (ICTP), um órgão da Unesco com sede em Trieste, na Itália.

Teoria das cordas é tema de evento em São Paulo
Alguns físicos acreditam que a Teoria das Cordas pode ser testada pela Mecânica Quântica.
[Imagem: quintic/Wikipedia]

Teoria das Cordas

Embora não tenha sido comprovada, a Teoria das Cordas é considerada uma das mais promissoras na tentativa de explicar as origens do universo. Ela busca unificar a força gravitacional com as outras três forças da natureza: eletromagnética, fraca e forte, segundo explicação do físico Nathan Berkovits, professor do IFT, e membro do comitê organizador do encontro.

Segundo ele, o conceito reduz o número de partículas elementares - elétrons, neutrinos, quarks, fótons, grávitons - determinando que todas elas são vibrações de uma "corda" unidimensional.

O argentino Juan Maldacena, atualmente professor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, em Nova Jersey, nos EUA, é famoso por ter escrito o mais prestigiado artigo sobre Teoria das Cordas da última década. O texto tem mais de sete mil citações em artigos científicos internacionais.

Já o norte-americano Joe Polchinski, do Instituto Kavli de Física Teórica, em Santa Bárbara, nos EUA, descobriu, em 1995, uma relação entre modelos que revolucionou a área de Teoria das Cordas. Ele é o autor de um dos mais importantes livros didáticos da área: String Theory (Cambridge University Press, 1998).

Também prestigiará o encontro o diretor do ICTP, Fernando Quevedo, que ministrará uma palestra sobre fenomenologia de cordas. O tema envolve aplicações para experiências envolvendo altas energias, como as que estão sendo realizadas no LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, localizado no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra, na Suíça.

Outro destaque é o vice-diretor do ICTP, Seif Randjbar-Daemi, oferecerá um minicurso sobre supersimetria, uma propriedade importante da teoria de cordas que aponta interrelações entre as partículas fundamentais.

Teoria das cordas é tema de evento em São Paulo
Cientistas pretendem usar metamateriais para testar mudanças na estrutura do espaço-tempo, Teoria das Cordas e até o Big Flash, uma espécie de irmão do Big Bang.
[Imagem: Getty Images/APS]

Pesquisa fundamental

No início do mês de novembro foi formalizado um acordo de cooperação entre o IFT e o ICTP que prevê a criação do Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental, que funcionará com infraestrutura provida pela Unesp, no campus da Barra Funda.

A partir do segundo semestre de 2011, os pesquisadores do novo instituto realizarão investigações independentes, além da organização de eventos e de aulas para a pós-graduação da universidade. Essa é a primeira parceria do centro internacional com uma universidade latino-americana.

"O renome do ICTP ajudará a Universidade a atrair os melhores cérebros para o nosso quadro docente e também para as atividades acadêmicas e de pesquisa que vamos iniciar", afirma o diretor do IFT, Rogério Rosenfeld. O comitê diretivo do novo órgão será decido até o dia 9 de dezembro, em uma reunião da qual participam o reitor da Unesp, Herman Voorwald, o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, além de Quevedo e Maldacena.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Metamateriais
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos