Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Exército e Marinha apresentam suas listas de desejos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/10/2011


Lista de desejos

O Exército e a Marinha brasileiros anunciaram sua "lista de compras" durante a Conferência Anual de Defesa, que começou nesta segunda-feira.

Na lista de desejos dos militares brasileiros estão 20 submarinos - sendo seis nucleares - navios de diversos tipos e aeronaves.

Só de aeronaves de interceptação e ataque serão 48. Três tipos de navios-patrulha também estão na lista.

Há ainda helicópteros, serviços e tecnologias das mais diversas áreas e outros equipamentos.

"Nosso plano é bastante ambicioso. Não se pode almejar a aquisição de tudo, mas priorizaremos o grupo de navios previsto no pacote do Programa de Obtenção de Meios de Superfície [ProSuper]", disse o coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha Brasileira, contra-almirate Rodolfo Henrique de Saboia.

Indústria nacional e tecnologia

Mas os militares não têm pressa: as compras deverão se estender até 2047, embora seja praticamente impossível avaliar quais tecnologias serão importantes daqui a 35 anos.

O objetivo da apresentação da lista de compras foi informar a indústria, para que esta possa se preparar para o fornecimento.

"Já temos propostas comerciais da Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, Coreia do Sul e do Reino Unido", adiantou Saboia. "Claro que todas as compras pretendidas têm como premissa a transferência de tecnologia", acrescentou. "Só com o programa de submarinos temos a expectativa de gerar cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos".

"Temos de estar na fronteira dos conhecimentos relativos a quatro áreas: nanotecnologia, robótica, inteligência artificial e fusão de dados," anunciou o representante do Exército, general de brigada Walmir Almada Schneider.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Aviões
  • Exploração Marítima
  • Exploração Espacial

Mais tópicos