Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Exoesqueleto dá braços de ferro a operários

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/11/2015

Exoesqueleto dá braços de ferro a operários
A versão final deverá ter uma estrutura mais leve e menor.
[Imagem: ROBO-MATE Project]

Exoesqueleto robótico

Pesquisadores europeus apresentaram o primeiro protótipo de um exoesqueleto para operários da indústria.

Além de dar uma força extra aos trabalhadores, o exoesqueleto promete diminuir o risco de acidentes e lesões, sobretudo no caso de esforços repetitivos.

"O objetivo do projeto Robo-Mate é desenvolver um exoesqueleto robótico amigável, inteligente, cooperativo e leve para trabalhos manuais pesados," disse Hans Wernher van de Venn, do Instituto de Sistemas Mecatrônicos da Suíça.

O projeto Robo-Mate congrega equipes de outros seis países europeus, e promete ter uma versão utilizável na indústria em meados do ano que vem.

O protótipo ainda parece desajeitado e pouco cômodo, mas se mostrou totalmente funcional para ajudar a lidar sem esforço com pesos entre 7 e 15 kg, já que, para lidar com pesos maiores do que esses, normalmente a indústria usa robôs industriais.

Força e segurança

O exoesqueleto possui sensores para reconhecer os objetos que o operador está manipulando, de forma a permitir não apenas que os motores forneçam a força correta para os braços, mas também para limitar as forças de aperto e diminuir o risco de danos aos objetos.

Exoesqueleto dá braços de ferro a operários
O "operário robotizado" estará mais para Octopus do que para Homem de Ferro.
[Imagem: ROBO-MATE Project]

"É claro, um dos principais tópicos da pesquisa é a segurança," disse Venn. "Nós analisamos os riscos potenciais e contamos com sistemas replicados para evitá-los, tais como a força exercida pelos suportes."

Tudo será controlado por uma tela individual, na altura dos olhos do operador, para que ele possa ver o que está acontecendo em volta, incluindo a aproximação de outros equipamentos e robôs.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Industriais
  • Biomecatrônica
  • Robôs
  • Processos Industriais

Mais tópicos