Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Exoplaneta tem ventos supersônicos e temperatura de 1.200ºC

Com informações da BBC - 17/11/2015

Exoplaneta tem ventos supersônicos e temperatura de 1.200ºC
Por estar relativamente próximo da Terra, esse "júpiter quente" é um dos exoplanetas mais estudados atualmente.
[Imagem: Mark A. Garlick/Universidade de Warwick]

Ventos quentes

Astrônomos calculam que o exoplaneta HD 189733b tenha ventos soprando a uma velocidade de 8.690 quilômetros por hora, sete vezes acima da velocidade do som.

E é um vento muito quente: a temperatura ambiente do planeta foi estimada em 1.200º C.

O HD 189733b fica a 63 anos-luz da Terra, fora do Sistema Solar, na constelação da Raposa. Ele foi descoberto em 2005, mas apenas agora pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, conseguiram observar o clima no planeta.

"Esta é o primeiro mapa meteorológico de fora do nosso Sistema Solar. Já sabíamos que havia vento em exoplanetas, mas nunca conseguimos medir e mapear diretamente um sistema meteorológico," afirmou Tom Louden, membro da equipe.

Espectroscopia

A medição da velocidade do vento em um exoplaneta foi feita graças a observações do telescópio Harps, no observatório La Silla, no Chile.

"A velocidade (do vento) no HD 189733b foi medida usando uma espectroscopia de alta resolução de absorção do sódio presente na atmosfera. Como parte da atmosfera do HD 189733b se aproxima e afasta da Terra (por causa da órbita e outros movimentos), o efeito Doppler muda o comprimento de onda deste elemento, o qual permite medir a velocidade," acrescentou Louden.

O efeito Doppler é a mudança da frequência de uma onda produzida pelo movimento relativo da fonte em relação ao seu observador. Neste caso, o objeto em movimento é o exoplaneta.

"A superfície da estrela (em torno da qual o exoplaneta gira) é mais brilhante no centro do que na borda", disse Louden. "E como o planeta se move em frente à estrela, a quantidade relativa de luz que ficava bloqueada em diferentes partes da atmosfera muda."

Usando a técnica para medir a velocidade nos dois lados do planeta foi possível calcular a velocidade dos ventos.

Exoplaneta tem ventos supersônicos e temperatura de 1.200ºC
Usando a técnica para medir a velocidade nos dois lados do planeta foi possível calcular a velocidade dos ventos.
[Imagem: Louden/Wheatley/Universidade de Warwick]

Exoclimas

Os pesquisadores afirmam que este trabalho pode ajudar a estudar com mais detalhes as correntes de vento em outros planetas parecidos com a Terra e que estão fora do Sistema Solar.

"Estamos muito animados por termos descoberto uma forma de mapear sistemas meteorológicos em planetas distantes. Quando desenvolvermos mais a técnica, conseguiremos estudar o fluxo do vento com mais detalhe e fazer mapas meteorológicos de planetas menores. Esta técnica vai permitir que façamos imagens de sistemas meteorológicos de planetas parecidos com a Terra," afirmou Peter Wheatley, que também faz parte do grupo.

Bibliografia:

Artigo: Spatially resolved eastward winds and rotation of HD189733b
Autores: Tom Louden, Peter J. Wheatley
Revista: arXiv
Link: http://arxiv.org/abs/1511.03689
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Monitoramento Ambiental
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos