Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Expansão do acesso à energia é chave para enfrentar problemas globais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/05/2014

Expansão do acesso à energia é chave para enfrentar problemas globais
Será que ouvir rádio à frente de um ventilador é mais importante para as populações dos países mais pobres do que ter um refrigerador para conservar seus alimentos ou dispor de formas para preparar refeições que dispensem a queima de lenha?
[Imagem: Divulgação]

Dar aos países e populações mais pobres o acesso a formas de geração de energia mais modernas e confiáveis é o melhor caminho para enfrentar os desafios globais do clima e da energia.

Esta é a conclusão de um novo relatório, chamado Our High-Energy Planet (nosso planeta de alta energia, em tradução livre), lançado pelo projeto Climate Pragmatism (pragmatismo climático), da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos.

"As mudanças climáticas não podem ser resolvidas nas costas das pessoas mais pobres do mundo," disse Daniel Sarewitz, coautor do relatório. "A chave para resolver tanto a pobreza quanto os problemas climáticos está em ajudar as nações a construir sistemas de energia inovadores que possam oferecer energia barata, limpa e confiável."

Inovações em energia

Dada a relação fundamental entre o acesso à energia abundante e o desenvolvimento humano, as mudanças climáticas devem ser abordadas no contexto das nações pobres ganhando acesso à energia moderna, defendem os pesquisadores.

O relatório critica as Nações Unidas, a Agência Internacional de Energia e outras iniciativas no campo da energia como insuficientes para impulsionar o desenvolvimento humano sustentado.

O padrão da ONU para o acesso básico à eletricidade, por exemplo, é suficiente apenas para alimentar um ventilador, duas lâmpadas e um rádio por algumas horas durante a noite - mas será que ouvir rádio à frente de um ventilador é mais importante para essas pessoas do que ter um refrigerador para conservar seus alimentos ou dispor de formas para preparar suas refeições que dispensem a queima de lenha, por exemplo?

Uma expansão maciça dos sistemas de energia, induzidos principalmente pela urbanização nas nações em desenvolvimento, é a resposta mais robusta, coerente e ética para os desafios globais que a humanidade enfrenta hoje - as mudanças climáticas entre elas -, argumentam os autores do relatório.

Enfatizando que a inovação é a chave para reduzir as emissões enquanto o acesso à energia se amplia, o relatório aponta que os setores de energia estão crescendo a uma velocidade vertiginosa nas nações emergentes, e seu desenvolvimento cria oportunidades enormes para a inovação.

O relatório completo, em inglês, está disponível gratuitamente: Our High-Energy Planet.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar

Mais tópicos