Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Explode terceiro reator da usina nuclear de Fukushima

Com informações da BBC - 15/03/2011

Explode terceiro reator da usina nuclear de Fukushima
A empresa que opera a usina informou que o nível de radiação no local foi elevado e que há chances de ter havido vazamento radioativo.
[Imagem: NHK]

A usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, sofreu na noite desta segunda-feira (manhã de terça no Japão) uma nova explosão - a terceira desde que foi danificada pelo terremoto e pela tsunami, há quatro dias.

A empresa que opera a usina, Tokyo Electric Power (Tepco), informou que o nível de radiação no local foi elevado e que há chances de ter havido vazamento radioativo, segundo a agência de notícias Kyodo News.

Reação em cadeia

Segundo autoridades japonesas, a explosão ocorreu no reator 2, que os engenheiros tentavam estabilizar - os reatores 1 e 3 já já haviam sofrido explosões.

Na manhã desta segunda-feira, uma explosão no reator número 3 da usina, deixou 11 feridos, um deles em estado grave. A explosão foi sentida a 40 quilômetros da usina e fez com que uma imensa coluna de fumaça tomasse o local.

Já a primeira explosão ocorreu no sábado, quando o reator 1 teve problemas. Desde então, cerca de 185 mil pessoas foram retiradas de um raio de 20 quilômetros da usina e 22 estão sob tratamento por exposição à radiação.

Preocupações

As explosões foram precedidas por problemas no sistema de resfriamento dos reatores, que pararam de funcionar em consequência do terremoto.

As explosões em Fukushima causaram preocupação em diversos países do mundo com suas próprias instalações nucleares.

Os governos da Índia, Alemanha, Suíça e Áustria também anunciaram mudanças em seus programas nucleares.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Hidrogênio
  • Geração de Energia

Mais tópicos