Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Exploração de Marte terá seus rumos traçados nesta semana

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/07/2008

Exploração de Marte terá seus rumos traçados nesta semana

[Imagem: Wikimedia Commons]

Hoje e amanhã ( 9 e 10 de Julho) são dois dias que poderão entrar para história da exploração espacial, especialmente da exploração do planeta Marte. E não se trata do anúncio de nenhuma nova descoberta da sonda Phoenix, que acaba de descobrir gelo no planeta vermelho.

Em um dos auditórios do Centro Nacional de Estudos Espaciais, na França, um comitê internacional de cientistas estará definindo quais serão os passos que deverão ser dados na exploração de Marte nas próximas décadas, possivelmente alcançando até o final deste século.

Missões atualmente em Marte

Atualmente há cinco missões desvendando os segredos de Marte. A Mars Reconnaissance Orbiter a Mars Odyssey e a Mars Express são sondas atualmente em órbita do planeta, fazendo imagens e coletando dados sobre a atmosfera de Marte. No solo, além da mais recente sonda Phoenix, os robôs Spirit e Opportunity continuam em sua inacreditavelmente longa vida como robôs-geólogos.

E já existem outras missões em andamento, com lançamentos marcados para os próximos anos. A NASA está construindo o Mars Science Laboratory e a Agência Espacial Européia está avançada nos preparativos de sua missão ExoMars.

Missão tripulada a Marte

Mas poucas missões espaciais são idealizadas, construídas e lançadas em menos do que uma década. Por isto é necessário planejar já os próximos passos. Os dados de todas as missões mais recentes e em andamento responderam a várias dúvidas dos cientistas. Mas também colocaram novas questões.

E, embora não se saiba quando isso se tornará uma realidade, ninguém nega que é necessário desenvolver tecnologias que um dia poderão servir de base para uma missão tripulada a Marte. E os cientistas já sabem que um desafio como esse somente poderá ser vencido por uma cooperação internacional que reúna as agências espaciais de todos os países.

O próximo passo: trazer amostras de Marte

Embora, na reunião desta semana, os cientistas exporão seus pontos de vista e discutirão os diversos caminhos possíveis de se seguir para a futura exploração de Marte, o próximo passo, a próxima etapa nesta exploração que já começou, já está praticamente definida.

Esta nova etapa deverá ser uma missão para trazer amostras do solo de Marte para a Terra. Nenhuma sonda robótica, nenhum laboratório espacial automatizado, por mais avançado que seja, pode substituir alguns poucos quilogramas de rocha e solo marcianos trazidos para a Terra e distribuídos entre cientistas e laboratórios de todo o mundo.

Já se fala abertamente em uma missão MSR - Mars Sample Return - feita por uma sonda capaz de pousar em Marte, coletar vários tipos de amostras, empacotá-las, lançar-se autonomamente em uma viagem de volta que poderá demorar mais de um ano, e pousar de volta na Terra.

O que se espera é que o grupo de cientistas, reunidos agora na França, divulguem suas primeiras idéias sobre como esse novo desafio poderá ser vencido. E exponham seus pontos de vista sobre quais rumos deverá tomar a exploração de Marte nas próximas décadas - sem dúvida nenhuma o maior objetivo da nossa exploração do espaço neste século.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Corpos Celestes
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos