Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

EUA suspendem exploração de petróleo em águas profundas

Alessandra Corrêa - BBC - 12/07/2010


O Departamento do Interior dos Estados Unidos determinou nesta segunda-feira uma nova suspensão da exploração de petróleo em águas profundas no país.

Ao anunciar a decisão, o secretário do Interior, Ken Salazar, disse que é preciso interromper as operações até que as empresas implementem medidas de segurança para reduzir riscos de acidentes e estejam preparadas para conter vazamentos como o que ocorre no Golfo do México desde 20 de abril, após a explosão de uma plataforma operada pela petroleira britânica BP.

Incapacidade das empresas

"Mais de 80 dias depois do início do vazamento da BP, uma pausa nas perfurações em águas profundas é essencial e adequada para proteger as comunidades, o litoral e a vida selvagem do risco que a exploração em águas profundas representa no momento", disse o secretário.

Segundo o Departamento do Interior, a decisão é apoiada em dados que indicam que a permissão de novas operações de exploração de petróleo em águas profundas representaria riscos ao ambiente costeiro, marítimo e humano.

"Estou baseando minha decisão nas evidências, a cada dia maiores, da incapacidade das empresas que operam em águas profundas de conter rupturas catastróficas, responder a um eventual vazamento de petróleo, e operar de maneira segura", afirmou Salazar.

Garantias de segurança

A nova suspensão deverá permanecer em vigor até 30 de novembro.

Em maio, o governo americano já havia determinado uma suspensão de seis meses na exploração em águas profundas, válida para profundidades superiores a 500 pés (152 metros).

Essa medida, porém, foi derrubada por um juiz federal no fim do mês passado, depois de intenso lobby da indústria petroleira.

O Departamento do Interior afirmou que a decisão desta segunda-feira está baseada em novos dados relativos à preocupação quanto à segurança das operações em águas profundas.

Segundo o governo, ao contrário da suspensão anterior, baseada na profundidade das operações, a nova medida tem como base configurações e tecnologias usadas na exploração em águas profundas e deixa aberta a possibilidade de retomada das operações, caso as empresas comprovem determinadas garantias de segurança.

"Eu permaneço aberto a modificar a nova suspensão de exploração em águas profundas baseado em novas informações", disse o secretário.

Segundo Salazar, porém, para que isso ocorra, as indústrias devem responder a questões fundamentais sobre segurança, prevenção, contenção e resposta a vazamentos de petróleo.

Lucros

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, uma das principais entidades representativas da indústria petroleira, o American Petroleum Institute (Instituto Americano do Petróleo), disse que a nova suspensão é desnecessária e vai custar empregos.

"É desnecessária e míope", disse presidente da entidade, Jack Gerard, ao afirmar que o governo já impôs diversos pré-requisitos de segurança adicionais, apoiados pela indústria.

"(A suspensão) coloca os empregos de dezenas de milhares de trabalhadores em sério e imediato risco e promete uma substancial redução na produção de energia doméstica", afirmou Gerard.

Desastre sem solução

O vazamento de petróleo no Golfo do México é o pior desastre ambiental da história norte-americana e permanece sem solução. Desde a explosão da plataforma Deepwater Horizon, diversas estratégias para conter o fluxo de petróleo fracassaram.

Na última tentativa, iniciada no sábado, a BP tenta instalar um novo funil sobre o vazamento, na esperança de que possa coletar todo o petróleo que vem sendo despejado. A empresa disse que irá testar a nova estratégia por cerca de 48 horas para monitorar seu funcionamento.

Nesta terça-feira, uma comissão presidencial instalada para investigar as causas do acidente com a plataforma Deepwater Horizon realiza seu segundo dia de audiências em Nova Orleans, no Estado de Louisiana, um dos mais afetados pelo vazamento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Mineração
  • Exploração Marítima
  • Poluição

Mais tópicos