Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Fábrica móvel vai até você - ou você pode comprá-la

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/07/2018

Fábrica móvel vai até você - ou você pode comprá-la
Este protótipo é voltado para fabricar equipamentos médicos.
[Imagem: Fraunhofer IPA]

Compre ou alugue sua própria fábrica

A regra atual da indústria é que os fornecedores entreguem as matérias-primas, peças e componentes nas fábricas apenas poucas horas antes que eles sejam efetivamente utilizados na linha de produção.

Agora, engenheiros do Instituto de Engenharia da Manufatura e Automação, da Alemanha, estão pensando na outra ponta, naquela que envolve a fabricação e a entrega do produto ao comprador.

Para levar o conceito ao extremo, eles querem nada menos do que levar a própria fábrica à casa do cliente. A rigor, eles propõem mais - a ideia é que cada cliente compre ou alugue sua própria fábrica.

"Fabricar os itens próximo ao cliente reduz drasticamente os prazos de entrega. E isso pode impulsionar as vendas. Afinal, a velocidade de entrega é um fator decisivo para os clientes quando se trata de decidir qual fornecedor usar," propõem Raphael Adamietz e seus colegas.

Fábrica de peças médicas

Para viabilizar o conceito, a equipe está projetando fábricas modulares que cabem dentro de um contêiner padrão. Desta forma, a fábrica poderá ser movida de um lugar para outro usando um caminhão comum.

Ao chegar ao local, bastará fazer as conexões de eletricidade, água e ar-comprimido e a fábrica estará pronta para operar.

Como não dá para construir uma fábrica que faça qualquer coisa, a equipe está começando por um nicho muito especializado: Hospitais onde são feitas cirurgias para recuperação de fraturas ósseas. Nessas cirurgias, os médicos precisam fixar parafusos e suportes em locais muito precisos para garantir que os ossos cicatrizem corretamente.

Isso exige o uso de guias sob medida para cada paciente, guias estas que precisam ser encomendadas, fabricadas e entregues no hospital. O resultado é que o paciente pode esperar uma semana ou mais pela cirurgia, retardando ou mesmo atrapalhando sua recuperação.

O primeiro protótipo da fábrica móvel, batizada de CassaMobile, foi projetado para produzir essas guias, o que permitirá que elas sejam feitas em poucas horas. As guias são fabricadas em uma impressora 3D, o acabamento é feito em fresas e tornos especiais, e uma etapa final cuida da esterilização das peças.

Fábrica móvel vai até você - ou você pode comprá-la
A fábrica móvel cabe em um caminhão comum e pode ser colocada em qualquer lugar.
[Imagem: Fraunhofer IPA]

Fábrica modular

Cada um dos equipamentos industriais está sendo reprojetado de forma modular, o que permitirá montar rapidamente fábricas para produzir os mais diversos produtos.

"Equipes de primeiros socorros especializadas [em áreas de desastres] poderão usar uma CassaMobile para produzir itens críticos para restaurar o fornecimento de água potável, por exemplo. Esses contêineres também podem beneficiar regiões nas quais é improvável que fábricas sejam erguidas devido à falta de infraestrutura suficiente e estruturas adequadas. Outro uso potencial é a produção de algo em falta: peças de reposição para veículos motorizados na África, por exemplo," disse Adamietz.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Impressão 3D
  • Veículos
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos