Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Contagem regressiva para fabricação do foguete Cyclone 4 no Brasil

Com informações da AEB - 06/07/2012

Contagem regressiva para fabricação do foguete Cyclone 4 no Brasil
O Cyclone-4 tem 40 metros de comprimento, 3 de diâmetro e uma coifa (ponta) com 4 metros de largura.
[Imagem: AEB]

Contagem regressiva

Os primeiros equipamentos terrestres de grande porte destinados ao sítio de lançamento da empresa brasileiro-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS) começam a chegar na próxima semana ao porto de Itaqui, no Maranhão.

A cooperação espacial com a Ucrânia começou em 2003.

Depois de muitos percalços de lado a lado, as obras da binacional Alcântara Cyclone Space começaram em 2010.

O primeiro lançamento do Cyclone 4 realizado no Brasil - o chamado "voo de qualificação" - está previsto para o final de 2013.

O prédio (TC-100) para a montagem, integração e teste da carga útil, situado no CTSL (Complexo Técnico do Sítio de Lançamento), está entre as partes mais adiantadas da obra.

Lá serão preparados os satélites que sairão já encapsulados da unidade de carga útil para se acoplarem aos estágios propulsores do Cyclone-4 no prédio vizinho, o TC-200.

Foguete Cyclone-4

A primeira carga a ser desembarcada é constituída de 15 tanques de combustível para o sistema de abastecimento do LC (Líquido Combustível) e seus acessórios de montagem.

Para o transporte de todo esse material serão utilizadas cerca de 20 carretas e guindastes, com capacidades entre 30 e 40 toneladas.

Outra obra em andamento é a do complexo TC-200, que será usado para montagem, integração e teste do veículo lançador.

Ali será montado o Cyclone-4, com 40 metros de comprimento, três metros de diâmetro e uma coifa (ponta) com quatro metros de largura.

O foguete é capaz de lançar 5.300 kg em órbita baixa (até 500 km de altitude), 1.600 kg em órbita de transferência geoestacionária e 3.800 kg em órbita heliossíncrona (órbitas especiais projetadas para que, quando o satélite sobrevoa o ponto de interesse, seja sempre dia).

Alcântara e Barreira do Inferno

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) têm realizado entre seis e oito lançamentos por ano desde 2008.

Somente entre março e abril deste ano, o CLA lançou três foguetes de treinamento básico.

Para agosto, está previsto o lançamento de um foguete de treinamento intermediário e, até o fim do ano, outro foguete de treinamento básico.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Satélites Artificiais
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos