Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Sirius, um Siri de código aberto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/03/2015

Faça seu próprio aplicativo de voz com um Siri de código aberto
Além do reconhecimento e sintetização de voz, a plataforma Sirius também analisa imagens.
[Imagem: Johann Hauswald]

Assistentes de voz

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, disponibilizaram um sistema de código aberto similar ao Siri, da Apple.

O objetivo é ampliar o desenvolvimento de aplicativos comandados pela voz, criando "assistentes pessoais inteligentes" para todos os tipos de aparelhos portáteis.

Batizada de Sirius, a nova plataforma é similar ao Siri, Cortana (da Microsoft) e Google Now, permitindo desenvolver aplicativos que aceitem instruções de voz e perguntas em linguagem natural, respondendo-as igualmente por voz.

A grande vantagem da Sirius é que ela é gratuita, podendo assim ser adaptada e configurada de acordo com as necessidades de cada aplicação.

"Agora a tecnologia básica está à disposição, e todos nós temos acesso a ela," disse Jason Mars, membro da equipe que projetou a plataforma livre. "Em vez de fazer um aplicativo para rodar no Apple Watch, por exemplo, talvez eu possa fazer meu próprio relógio."

Wikipedia falada

Além do reconhecimento e sintetização de voz, com o processamento de linguagem natural e sistema de pergunta e resposta, a plataforma Sirius analisa imagens e cruza os dois tipos de informação.

De acordo com Mars, o sistema pode, por exemplo, receber uma imagem de um restaurante juntamente com a pergunta: "A que horas este lugar fecha?", algo que os sistemas comerciais não conseguem fazer.

A versão de demonstração da Sirius, que roda em nuvem, é uma Wikipedia falante, na qual os usuários podem fazer perguntas factuais que são respondidas com o conteúdo da enciclopédia digital.

Bibliografia:

Artigo: Sirius: An Open End-to-End Voice and Vision Personal Assistant and Its Implications for Future Warehouse Scale Computer
Autores: Johann Hauswald, Michael A. Laurenzano, Yunqi Zhang, Cheng Li, Austin Rovinski, Arjun Khurana, Ronald G. Dreslinski, Trevor Mudge, Vinicius Petrucci, Lingjia Tang, Jason Mars
Vol.: To be Published
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação
  • Robôs

Mais tópicos