Informática

Sirius, um Siri de código aberto

Faça seu próprio aplicativo de voz com um Siri de código aberto
Além do reconhecimento e sintetização de voz, a plataforma Sirius também analisa imagens. [Imagem: Johann Hauswald]

Assistentes de voz

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, disponibilizaram um sistema de código aberto similar ao Siri, da Apple.

O objetivo é ampliar o desenvolvimento de aplicativos comandados pela voz, criando "assistentes pessoais inteligentes" para todos os tipos de aparelhos portáteis.

Batizada de Sirius, a nova plataforma é similar ao Siri, Cortana (da Microsoft) e Google Now, permitindo desenvolver aplicativos que aceitem instruções de voz e perguntas em linguagem natural, respondendo-as igualmente por voz.

A grande vantagem da Sirius é que ela é gratuita, podendo assim ser adaptada e configurada de acordo com as necessidades de cada aplicação.

"Agora a tecnologia básica está à disposição, e todos nós temos acesso a ela," disse Jason Mars, membro da equipe que projetou a plataforma livre. "Em vez de fazer um aplicativo para rodar no Apple Watch, por exemplo, talvez eu possa fazer meu próprio relógio."

Wikipedia falada

Além do reconhecimento e sintetização de voz, com o processamento de linguagem natural e sistema de pergunta e resposta, a plataforma Sirius analisa imagens e cruza os dois tipos de informação.

De acordo com Mars, o sistema pode, por exemplo, receber uma imagem de um restaurante juntamente com a pergunta: "A que horas este lugar fecha?", algo que os sistemas comerciais não conseguem fazer.

A versão de demonstração da Sirius, que roda em nuvem, é uma Wikipedia falante, na qual os usuários podem fazer perguntas factuais que são respondidas com o conteúdo da enciclopédia digital.

Bibliografia:

Sirius: An Open End-to-End Voice and Vision Personal Assistant and Its Implications for Future Warehouse Scale Computer
Johann Hauswald, Michael A. Laurenzano, Yunqi Zhang, Cheng Li, Austin Rovinski, Arjun Khurana, Ronald G. Dreslinski, Trevor Mudge, Vinicius Petrucci, Lingjia Tang, Jason Mars
Vol.: To be Published




Outras notícias sobre:

Mais Temas