Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Faça você mesmo: Transforme seu smartphone em um microscópio científico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/11/2017

Faça você mesmo: Transforme seu smartphone em um microscópio científico
Esquema de funcionamento e construção e foto do protótipo do microscópio baseado no celular.
[Imagem: University of Houston]

Microscópio no celular

Pesquisadores da Universidade de Houston, nos EUA, divulgaram um projeto livre para que qualquer interessado possa transformar seu smartphone em um microscópio.

Yulung Sung e seus colegas demonstraram que um smartphone básico, equipado com uma lente plástica de baixo custo, pode ser convertido em um microscópio capaz de fazer microscopia de fluorescência, detectar patógenos transmitidos pela água e executar outras funções de diagnóstico.

"O microscópio de fluorescência é um pau para toda obra, usado em biologia, diagnóstico médico e outros campos para revelar informações sobre as células e tecidos que não podem ser detectadas de outra forma," disse o professor Wei-Chuan Shih, coordenador do projeto.

A ideia é que o projeto de hardware livre permita que técnicas de imagem sofisticadas sejam levadas para áreas mais pobres e sem recursos. Mas o celular-microscópio também pode ter aplicações pessoais, como permitir aos mochileiros uma maneira fácil de testar a existência de agentes patogênicos em rios e riachos antes de beber sua água.

"Nós realmente esperamos que qualquer um que queira construí-lo possa fazê-lo. Todas as peças podem ser feitas com uma impressora 3-D. Não é algo circunscrito aos laboratórios," disse o pesquisador.

Microscópio de código livre

Em 2015, a mesma equipe já havia demonstrado que uma lente de 10 centavos permite transformar um celular em microscópio.

Agora eles criaram também uma plataforma, construída com peças facilmente encontradas no comércio, incluindo blocos Lego, para que o microscópio baseado no celular possa ser usado de forma rápida por não especialistas.

Enquanto os microscópios de mesa convencionais iluminam a amostra de cima, o microscópio no celular ilumina a lâmina pelo lado - a lâmina de vidro contendo a amostra tem cerca de um milímetro de espessura. A luz de um LED viaja através do vidro, refratando-se para permitir que o observador visualize toda a estrutura celular, incluindo o núcleo da célula.

Os resultados de testes com amostras de água para patógenos incluindo a Giardia lamblia e o Cyrptosporidium parvum usando o microscópio faça-você-mesmo foram comparados com os resultados obtidos usando um microscópio óptico de laboratório. A resolução foi ligeiramente maior com o microscópio profissional, mas os pesquisadores relataram uma resolução de dois micrômetros com a tecnologia do microscópio baseado no smartphone.

Embora as instruções para a construção do microscópio já possam ser vistas no artigo publicado pela equipe (veja bibliografia abaixo), a equipe pretende construir um site com instruções simplificadas e mais adequadas à comunidade não especializada.

Bibliografia:

Artigo: Open-source do-it-yourself multi-color fluorescence smartphone microscopy
Autores: Yulung Sung, Fernando Campa, Wei-Chuan Shih
Revista: Biomedical Optics Express
Vol.: 8, Issue 11, pp. 5075-5086
DOI: 10.1364/BOE.8.005075
Link: https://www.osapublishing.org/boe/fulltext.cfm?uri=boe-8-11-5075&id=375614
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Microscópios
  • Impressão 3D
  • Software Livre
  • Raios Laser

Mais tópicos