Mecânica

Ferramentas rotativas sem vibração e sem barulho

Ferramentas rotativas sem vibração e sem barulho
Avaliações dos protótipos mostraram uma redução de até 70% nas vibrações e 50% no ruído. [Imagem: Fraunhofer Institute]

Ferramentas rotativas

Se você já passou longos períodos trabalhando com uma furadeira, um martelete ou alguma outra ferramenta de mão, sabe o quão rápido seus braços se cansam.

E não é só por casa da posição de trabalho - essas ferramentas vibram muito e fazem muito barulho.

Mas pode ser possível serrar, furar e lixar sem fazer tanto ruído e sem que seu corpo inteiro precise tremer junto com a máquina.

Engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, desenvolveram uma tecnologia que reduz drasticamente as vibrações das ferramentas rotativas.

O resultado é que apenas uma pequena parte das vibrações do motor é transferida para a carenagem e, por decorrência, para o usuário.

Isolamento da carenagem

"Elementos de elastômeros são usados para isolar o compartimento do motor, funcionando como uma espécie de suspensão mecânica e isolamento," explica Heiko Atzrodt, gerente do grupo de desenvolvimento.

Avaliações dos protótipos mostraram uma redução de até 70% nas vibrações e 50% no ruído.

Não dá para eliminar completamente a vibração e o ruído porque não se pode ter demais de uma coisa boa: se os engenheiros isolassem demais a carenagem da máquina, os usuários não seriam capaz de sentir a pressão que estão aplicando na ferramenta contra o material no qual estão trabalhando.

A tecnologia já está sendo repassada para fabricantes de ferramentas elétricas.

"Nós examinamos como o sistema é projetado e refinamos o projeto para que ele possa ser aplicado a uma grande variedade de ferramentas elétricas portáteis," disse Atzrodt.





Outras notícias sobre:

Mais Temas