Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Fertilização dos oceanos ainda necessita de comprovação, alertam cientistas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/01/2008


Um grupo internacional de cientistas lançou um manifesto alertando que é muito cedo para se iniciar o comércio de créditos de carbono obtidos por meio da chamada "fertilização do oceano" com ferro.

Fertilização dos oceanos

A fertilização dos oceanos com ferro é um dentre vários métodos que estão sendo propostos para diminuir a quantidade de CO2 na atmosfera. Algumas pesquisas mostram que o lançamento de ferro no oceano pode estimular o crescimento do plâncton.

Impactos negativos potenciais

Contudo, a eficiência desse processo ainda é uma incógnita e os eventuais impactos ecológicos não foram adequadamente estudados. "Há muitos impactos negativos potenciais e desconhecidos," resumiu o pesquisador Richard Lampitt, que assina o documento juntamente com colegas dos Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, Holanda, Índia, Alemanha e Reino Unido.

Apesar das incertezas dos cientistas, já existem empresas privadas com planos para lançar enormes quantidades de ferro nos oceanos para gerar a venda de créditos de carbono.

Necessidade de comprovação

"Este grupo acredita que é prematuro vender créditos de carbono da primeira geração de experiências em escala comercial da fertilização dos oceanos, a menos que haja melhores demonstrações de que esta técnica remove eficazmente o CO2, retém esse carbono no oceano por um período quantificável de tempo, e que tem impactos ambientais aceitáveis e previsíveis," conclui o documento.

Bibliografia:

Artigo: Ocean Iron Fertilization--Moving Forward in a Sea of Uncertainty
Autores: Ken O. Buesseler et al.
Revista: Science
Data: 11 January 2008
Vol.: 319. no. 5860, p. 162
DOI: 10.1126/science.1154305
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Monitoramento Ambiental
  • Metais e Ligas

Mais tópicos