Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Fibra de aço inoxidável revoluciona de filtragem à proteção acústica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/12/2007

Fibra de aço inoxidável revoluciona de filtragem à proteção acústica
Amostra vista sob o microscópio mostra o entrelaçamento das fibras de aço inoxidável.
[Imagem: Fibretech]

O setor de filtragem industrial, a indústria automotiva e a construção civil podem agora contar com um novo material inédito, que tanto deverá abrir novas áreas de aplicação, quanto substituir com inúmeras vantagens técnicas as soluções hoje adotadas.

Fibra de aço inoxidável

Trata-se de uma fibra de aço inoxidável, porosa como papel, leve como um tecido, forte como o aço de que é feita e que, além de tudo isso, pode ser conformada em desenho complexos. Batizada de Fibresheet, a fibra de aço inoxidável foi desenvolvida por engenheiros da Universidade de Cambridge, em parceria com a empresa Fibretech.

A fibra metálica apresenta excelente capacidade de filtragem e capacidade para suportar grandes diferenças de temperatura nos processos ou materiais em que entra em contato. Outra de suas características é uma excelente absorção acústica.

Resistente à corrosão

Os filamentos de aço inoxidável extremamente finos, a partir dos quais a fibra é produzida, permite que sejam fabricadas folhas de apenas 1,2 milímetro de espessura. Como ela mantém as características do aço inoxidável, a fibra é altamente resistente à corrosão, podendo ser utilizada em ambientes hostis.

As excelentes propriedades acústica e termal também deverão tornar o novo material interessante para o setor da construção civil, em aplicações como trocadores de calor, proteção eletromagnética, proteção contra fogo, amortecimento de vibrações e para redução de ruídos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Filtragem
  • Aços
  • Metais e Ligas
  • Processos Industriais

Mais tópicos