Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Fibras biológicas reforçam fibras sintéticas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/01/2015

Fibras sintéticas recicláveis feitas de maconha
Peça para carro feita com uma mescla de fibras de carbono e de cânhamo, uma planta da família Cannabis.
[Imagem: Fraunhofer WKI]

Fibras sintéticas recicláveis

As fibras de vidro são muito boas para vários usos, mas são relativamente pesadas e não muito resistentes. As fibras de carbono são extremamente resistentes e leves, mas são caras.

Engenheiros do Centro Hofzet (Centro de Pesquisas em Aplicações de Fibras Vegetais, na sigla em alemão) acreditam que não precisam ficar limitados a essas duas fibras.

Segundo Hans-Josef Endres e seus colegas, há inúmeras fibras naturais que, combinadas com tecidos de origem biológica e fibras de carbono, podem resultar em materiais estruturais leves, resistentes e robustos, adequados para a fabricação de peças de automóveis e até aviões.

A equipe está particularmente entusiasmada com as fibras obtidas do cânhamo - uma planta da família da maconha -, do algodão, do linho e da madeira triturada. Essas fibras são adicionadas à matriz sintética, dando ao material resistência e durabilidade.

Segundo a equipe, os materiais resultantes são tão baratos quanto a fibra de vidro, mas podem ser ainda mais leves do que a fibra de carbono e durar 50% a mais.

Outra vantagem é que, ao final de sua vida útil, as peças feitas com as fibras de origem natural podem ser queimadas para obtenção de energia, sem lançar resíduos tóxicos no ambiente.

"Nós estamos usando fibras de carbono nas áreas onde a peça é submetida a estresse mecânico intenso; nas outras áreas, é tudo fibra natural. Desta forma, nós podemos tirar proveito dos pontos fortes das respectivas fibras e nos livrar em grande medida das desvantagens," disse Endres.

A equipe está agora adaptando suas técnicas de processamento e fabricação das biofibras estruturais para que elas possam ser usadas em escala industrial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Compósitos
  • Polímeros
  • Veículos
  • Biotecnologia

Mais tópicos