Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Filmadora panorâmica permite ver shows de qualquer ângulo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/11/2013

Filmadora panorâmica permite ver shows de qualquer ângulo
A câmera panorâmica pesa apenas 15 kg, contra os 80 kg de sua antecessora.
[Imagem: HHI]

Filmadora panorâmica

Já imaginou usar o controle remoto para selecionar o ângulo da câmera que está transmitindo o show do seu artista favorito ou a partida do seu time de futebol?

E não é só virar para lá e cá, mas desfrutar de uma visão completa de 360 graus.

Esta é a proposta da nova câmera panorâmica desenvolvida pela equipe do professor Christian Weibig, do Instituto Heinrich Hertz, na Alemanha.

A OmniCam360 é formada por 10 câmeras individuais.

Mas, em vez de simplesmente apontar para 10 direções diferentes, como nas câmeras usadas pelo Google Street View, por exemplo, a OmniCam360 gera uma imagem única, sem qualquer distorção ou "costura" entre as imagens de cada câmera.

"Nós desenvolvemos um sistema de espelhos que desloca as pupilas de entrada das câmeras para um centro comum," explica Weibig.

Espelho e câmeras

O sistema de espelhos dirige a ação - a partida de futebol, por exemplo - até as câmeras de tal forma que todas tenham praticamente a mesma perspectiva.

Há apenas uma pequena sobreposição intencional de algumas colunas de pixels entre as imagens, para que o software possa uni-las de forma correta.

O sistema de espelhos também elimina a necessidade de calibrar a posição de cada câmera individual antes do início das filmagens - é só chegar ao local do evento e começar a filmar.

A câmera panorâmica pesa apenas 15 kg, o que significa que ela pode ser transportada por uma única pessoa e montada em um tripé - sua antecessora pesava nada menos do que 80 kg.

O primeiro teste da OmniCam360 será feito durante uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Berlim, que será transmitida ao vivo para o Japão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Sensores
  • Transmissão de Dados
  • Telescópios

Mais tópicos