Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Finep assina primeiro investimento direto em empresas

Com informações do Finep - 05/03/2015


A Finep concluiu seu primeiro investimento direto, por meio do FIP Inova Empresa. Foi firmado o acordo de investimentos entre o FIP e as holdings Parit e HCHT.

A operação, que pode chegar a R$ 50 milhões, tem como objetivo apoiar os planos de negócios das empresas Altus e HT Micron, que atuam nos setores de tecnologia de automação industrial e encapsulamento de semicondutores, e são controladas pela Parit e pela HCHT.

O último investimento direto da FINEP havia sido feito na década de 1980. A instituição, que já é cotista em mais de 30 fundos de apoio a investimentos tecnológicos (Seed, Venture Capital e Private Equity), passa a investir diretamente em empreendimentos com elevado risco tecnológico.

A previsão é que mais quatro investimentos desse tipo sejam realizados até o fim de 2015.

Investimento direto

Ao investir de forma direta, a Finep busca capitalizar e desenvolver empresas com alto potencial de crescimento e retorno financeiro compatível, estimular atividades de inovação em setores e tecnologias prioritárias para o País e fortalecer a estrutura de capital e a ampliação do acesso ao mercado de capitais por parte das empresas.

O fundo FIP Inova Empresa tem capital comprometido de R$ 500 milhões e se destina a empresas inovadoras brasileiras, pertencentes aos setores que desenvolvam tecnologias crícoticas para o País e que tenham perspectivas de crescimento acelerado.

Os mecanismos de investimento englobam aquisição de participação societária via emissão de ações, debêntures conversíveis e outros títulos, além de também prever o coinvestimento com instituições públicas e privadas.

A BTG Pactual Serviços Financeiros DTVM, controlada pelo

O fundo é administrado pelo banco BTG Pactual, cabendo à Finep selecionar as empresas que receberão os investimentos. O objetivo é investir entre oito e dez empresas que tenham foco em crescimento com a inovação como fator chave.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Investimentos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Semicondutores
  • Processos Industriais

Mais tópicos