Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

FINEP reformula programa Inova Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/05/2011


Pró-Inovação

O Programa FINEP Inova Brasil, de incentivo à inovação nas empresas brasileiras, acaba de sofrer ajustes.

Criado originalmente com o nome de Pró-Inovação e com sete linhas.

Agora, há apenas três linhas, porém com um conceito mais abrangente, sem o recorte setorial e com uma configuração mais integrada.

As taxas continuam indo de 4% a 8%, mas os prazos mudaram, e para melhor. Antes eram de 100 meses com carência de 20 meses e agora podem ir até 120 meses e ter até 36 meses de carência, conforme a linha.

Outra mudança relevante é que agora não são passíveis de apoio no âmbito do programa empresas sob controle de capital estrangeiro que exerçam atividade econômica não especificada no decreto nº 2.233, de 23/05/1997.

Investimentos estratégicos

O FINEP Inova Brasil trabalha atualmente com sete fontes de recursos - FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), recursos próprios da FINEP e dois empréstimos, um do Tesouro e outro do PSI/BNDES.

Seu objetivo é apoiar os Planos de Investimentos Estratégicos em Inovação das Empresas Brasileiras, detalhados em metas e objetivos pretendidos durante o período de tempo do financiamento, em consonância com a Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP do Governo Federal.

Seu público-alvo são médias, médias-grandes e grandes empresas.

Linha 1 - Inovação Tecnológica

Apoio a projetos de inovação de natureza tecnológica que envolvam risco tecnológico e oportunidades de mercado e que busquem o desenvolvimento de produtos ou processo novos ou produtos ou processos significativamente aprimorados (pelo menos para o mercado nacional).

Os encargos são de 4% ao ano e os prazos são de até 120 meses, com até 36 meses de carência.

Linha 2 - Capital Inovador

Apoio a projetos em capitais tangíveis, incluindo infraestrutura física e capitais intangíveis, que deverão ser consistentes com as estratégias de negócios das empresas e serem apresentados conforme plano de investimentos em atividades de inovação que capacitem as empresas a desenvolver atividades inovativas em caráter sistemático.

Os encargos são de 5% ao ano e os prazos de até 96 meses, com até 24 meses de carência.

Linha 3 - Pré-Investimento

Apoio a projetos de pré-investimento e de engenharia consultiva, intensivos em conhecimento, enquadrados nas políticas governamentais prioritárias.

Os encargos são de 8% ao ano e os prazos são de até 96 meses, com até 24 meses de carência. Esta linha está temporariamente inativa devido ao processo de estruturação de suas fontes de recursos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Investimentos

Mais tópicos