Informática

Controle um plasma de 50.000 graus no seu computador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/12/2013

Crie um plasma de 50.000 graus pela internet
Este é o experimento que brevemente você poderá controlar pela internet.
[Imagem: PPPL]

Plasma real

Você pode fazer cursos online sobre praticamente qualquer assunto.

Pode até mesmo fazer uma graduação à distância em universidades.

Para alguns cursos, porém - como física ou química - nada parece poder substituir uma ida ao laboratório para verificar como um experimento se comporta na prática.

Mas mesmo essa limitação acaba de ser derrubada por pesquisadores do Laboratório de Física de Plasmas de Princeton, nos Estados Unidos.

Não satisfeitos com os laboratórios virtuais, os pesquisadores desenvolveram um programa que permite controlar um experimento real de física dos plasmas.

O experimento, chamado RGDX (Remote Glow Discharge Experiment), consiste, em uma descrição superficial, em um tubo de vidro, mantido sob vácuo, com dois eletrodos, que podem disparar até 2.000 volts, gerando um plasma no interior do tubo.

Um conjunto de controles disponíveis na interface do aplicativo, acessível pela internet, permite configurar cada um dos parâmetros do experimento, inclusive apagar as luzes do laboratório para que o plasma possa ser melhor observado.

Finalmente, uma câmera e um sistema de streaming de vídeo mostram o que acontece em tempo real no experimento.

Como foi desenvolvido com fins educativos, o programa guia os usuários passo a passo, de forma gradual, para que eles se tornem cada vez mais capazes de controlar o experimento e tirar conclusões sobre os resultados observados.

Nesse processo são apresentados vários conceitos da física de plasmas e de seu uso prático, incluindo tensões elétricas, pressões, forças eletromagnéticas etc.

O projeto está sendo desenvolvido desde 2002, e deverá ser colocado no ar nos próximos meses, no endereço www.pppl.gov/education/science-education/lab.