Eletrônica

Físicos criam um cristal feito de cargas elétricas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/07/2023

Físicos criam um cristal feito de bósons
A luz cria as quasipartículas nas duas camadas, que interagem até atingir um estado "travado", formando o cristal.
[Imagem: Richen Xiong et al. - 10.1126/science.add5574]

Matéria de bósons

Físicos conseguiram pela primeira vez manipular um sistema real - e não um simulador ou um sistema sintético - para criar uma matéria feita de bósons.

"Nós descobrimos um novo estado da matéria," comemora sem meias palavras o pesquisador Richen Xiong, da Universidade da Califórnia de Santa Bárbara, nos EUA, que fez a descoberta juntamente com colegas do Instituto Nacional de Ciência de Materiais, no Japão.

Este novo estado da matéria é chamado isolante bosônico correlacionado, o que já mostra sua principal característica: Ele é feito de bósons, e não de férmions.

As partículas subatômicas que compõem a matéria vêm tipicamente em dois sabores, os bósons (fótons, glúons, mésons etc.) e os férmions (elétrons, prótons, quarks e neutrinos). Eles se distinguem basicamente pelo seu comportamento.

"Os bósons podem ocupar o mesmo nível de energia; os férmions não gostam de ficar juntos. Juntos, esses dois comportamentos constroem o Universo como o conhecemos," explica o professor Chenhao Jin.

Os férmions, como os elétrons, estão na base da matéria com a qual estamos mais familiarizados, e da qual somos feitos, já que são estáveis e interagem por meio da força eletrostática. Enquanto isso, os bósons, como os fótons (partículas de luz), tendem a ser mais difíceis de criar ou manipular, não gostando muito de interagir entre si - há um grande esforço na tentativa de fazer a luz interagir consigo mesma para criar computadores que funcionam com luz.

Assim, para criar a matéria bosônica, a equipe precisou se valer de um intermediário, um éxciton, uma quasipartícula que, entre muitas outras aplicações, está fazendo a ponte entre a computação eletrônica e a comunicação óptica.

Físicos criam um cristal feito de bósons
Os éxcitons estão sendo usados para criar neurônios artificiais que funcionam com base na luz.
[Imagem: Mateusz Krol]

Cristal de bósons

Éxcitons são elétrons emparelhados com suas lacunas associadas - lembre-se que um elétron representa uma carga negativa, enquanto a ausência do elétron, ou lacuna, representa uma carga positiva.

Para criar e identificar éxcitons em seu experimento, os pesquisadores colocaram dois materiais monoatômicos um em contato com o outro, formando camadas, e dispararam luzes fortes sobre eles, em um método que chamam de "espectroscopia por sonda de bombeamento".

Os dois materiais são o disseleneto de tungstênio (WSe2) e o dissulfeto de tungstênio (WS2), ambos materiais largamente pesquisados em aplicações de ponta, das células solares aos LEDs, mas com um detalhe importante: Ambos foram sobrepostos em um padrão conhecido como moiré, em que as redes atômicas dos dois materiais estão ligeiramente deslocadas uma da outra.

A ativação das partículas de cada uma das redes (elétrons do dissulfeto de tungstênio e lacunas do disseleneto de tungstênio) pela luz criou um ambiente favorável para a formação e interações entre os éxcitons, permitindo que os pesquisadores sondassem o comportamento dessas partículas.

Foi aí que aconteceu a surpresa: As fortes interações entre os éxcitons produziram comportamentos coletivos das quasipartículas até uma densidade que as forçou a formar um estado cristalino. "Quando esses éxcitons atingem uma certa densidade, eles não podem mais se mover," detalhou Jin.

Físicos criam um cristal feito de bósons
Recentemente os físicos geraram outro estado exótico da matéria, usando ânyons.
[Imagem: Nathan Goldman]

Materiais bosônicos

A interação luz-matéria deu origem a um sólido bosônico. E, devido à imobilidade dos éxcitons, o material é um isolante - um isolante bosônico correlacionado.

"O que aconteceu aqui é que descobrimos a correlação que levou os bósons a um estado altamente ordenado," disse Xiong. Geralmente, uma coleção solta de bósons sob temperaturas ultrafrias forma um condensado, mas, neste sistema, com luz e maior densidade e interação em temperaturas relativamente mais altas, eles se organizaram em um sólido simétrico e isolante de carga neutra.

Com essa técnica de produção de sólidos bosônicos, torna-se possível não apenas estudar partículas bosônicas conhecidas, como os éxcitons, que têm-se mostrado importantes para várias aplicações práticas, mas também abrir a possibilidade de criar matéria condensada com outros materiais bosônicos.

"Sabemos que alguns materiais têm propriedades muito bizarras," disse Xiong. "E um objetivo da física da matéria condensada é entender por que eles têm essas propriedades ricas e encontrar maneiras de tornar esses comportamentos mais confiáveis."

Artigo: Correlated insulator of excitons in WSe2/WS2 moiré superlattices