Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Físicos querem ligação direta entre pesquisa e indústria

Com informações da SBF - 07/05/2012


Os físicos e a indústria

Já faz anos que o governo brasileiro tenta estimular uma indústria nacional de alta tecnologia, permeada pelo conceito de inovação.

Uma contribuição importante para isso acaba de ser lançada pela comunidade científica.

O trabalho pode ajudar a fazer essa "ligação direta" entre pesquisa e indústria, colaborando para um planejamento estratégico efetivo.

O relatório A Física e o desenvolvimento nacional" é fruto de um trabalho que envolveu a produção de um livro sobre as perspectivas dos diversos ramos da física no Brasil nos próximos cinco anos e a realização de dois grandes workshops, ocorridos entre o fim do ano passado e fevereiro deste ano com a participação de pesquisadores, representantes do governo e grandes player corporativos.

Sua meta básica é diagnosticar os desafios e apontar soluções para introduzir melhor os físicos - e o potencial inovador que vem com eles - na indústria brasileira.

"É um passo fundamental, ainda que inicial, para que consigamos alavancar essa relação tão importante para o futuro do país", diz Celso de Melo, presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). "Esperamos que a este relatório sigam-se outros, de forma que tenhamos subsídios para um planejamento estratégico efetivo e sempre atual para a Física brasileira, em favor do desenvolvimento."

Censo da Física no Brasil

O estudo fundamenta-se em um detalhado censo, que retrata a atual organização da comunidade de física no Brasil. Estima-se que haja 10.000 físicos hoje no Brasil.

O censo revelou como ainda há espaço para expansão da presença de cientistas dentro das grandes empresas.

Dos 2.651 mestres e doutores com emprego formal no Brasil, apenas cerca de 270 exerciam atividades na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em empresas ou entidades sem fins lucrativos.

"Estes físicos, em sua maioria, atuavam em setores prioritários da política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior. As principais ocupações se relacionavam com atividades econômicas associadas à indústria extrativa e à de transformação, atividades profissionais científicas e técnicas e à defesa, sendo que o número de físicos nas três primeiras áreas correspondia a cerca de 10% do de engenheiros", diz o relatório.

O mapeamento da comunidade mostrou que há um equilíbrio entre físicos teóricos e experimentais - 35% do total nos dois casos -, com outros 26% dedicados ao ensino. Os 4% remanescentes se encontram em atividades de gestão.

Responsabilidade científica

Durante muito tempo, a comunidade científica simplesmente ignorou sua baixa presença na indústria, argumentando simplesmente que não havia interesse por parte do setor produtivo.

"Era como se os físicos fossem os heróis e salvadores da pátria e a indústria que teria ficado devendo o dever de casa", afirma Eduardo do Couto e Silva, físico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e coordenador do estudo.

"Não é bem assim. É uma questão de necessidade do país o fomento da ciência e tecnologia aliado ao aumento de competitividade das empresas. Todos que podem contribuir diretamente, como é o caso da física, deveriam fazê-lo pelo interesse de ter um país melhor. Não é simplesmente olhar para a indústria, importante também é a física perceber que pode ter um impacto na vida dos brasileiros."

Recomendações

Para permitir esses avanços, o documento sugere caminhos a serem trilhados, por meio de recomendações claras e de implementação rápida.

São elas:

  1. Estimular a criação de centros de excelência em parceria com as empresas.
  2. Criar um observatório de Física para a inovação.
  3. Fazer uma autoavaliação da Física brasileira a cada cinco ou dez anos para subsidiar um planejamento estratégico.
  4. Identificar com precisão o número de físicos nas empresas e sua titulação e o dos pesquisadores em instituições de ensino que realizam parcerias com as empresas.
  5. Estimular a participação da Física brasileira em programas internacionais de pesquisa e atividades multidisciplinares.
  6. Criar programas de estágio nas empresas para estudantes de Física e disseminar o potencial de empregabilidade dos físicos nos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) e nas empresas.

O estudo completo está disponível para download.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Metrologia e Padronização
  • Metais e Ligas

Mais tópicos