Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Fita métrica virtual auxiliará compras de roupas online

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/12/2012

Fita métrica virtual toma medidas para compras de roupas online
O aplicativo é uma espécie de fita métrica virtual, que captura as medidas da cintura, quadris, peito e qualquer outro detalhe que seja importante para cada compra em particular.
[Imagem: Jane Reck/EPSRC]

Medida certa

Pesquisadores britânicos criaram um sistema baseado na web capaz de capturar as medidas corporais de uma pessoa com alta precisão.

Segundo eles, o aplicativo poderá revolucionar o mercado online de roupas.

O comprador precisa baixar um software que utiliza a webcam do computador ou do smartphone.

O aplicativo é uma espécie de fita métrica virtual, que captura as medidas da cintura, quadris, peito e qualquer outro detalhe que seja importante para cada compra em particular.

O resultado é um cálculo que ajuda o usuário a escolher o tamanho das roupas nos sites que também utilizem a tecnologia, o que é necessário para que as medições e as numerações sejam compatíveis.

Quando o usuário se interessa por uma peça de roupa em particular, ele clica no software para ativá-lo, fica na frente da câmera e deixa o programa fazer o resto - indicar exatamente o tamanho daquela peça que lhe servirá.

Provador confidencial

"Os benefícios potenciais para a indústria da moda e para os consumidores são enormes," disse Philip Delamore, da Universidade College de Londres. "Hoje é comum que as pessoas comprem dois ou três tamanhos diferentes do mesmo item de vestuário ao mesmo tempo porque não têm certeza sobre qual tamanho vestirá melhor."

Na prática, o sistema tem um potencial real para evitar devoluções e trocas, assim como para incentivar a compra entre consumidores que preferem as lojas reais justamente pela possibilidade de experimentar as roupas.

"Não é realista esperar que os compradores online de roupas tenham o tempo ou a inclinação para tomar uma série de medições precisas do seu corpo a cada nova compra. O novo sistema torna tudo muito mais fácil," completou o professor Adrian Hilton, da Universidade de Surrey, que ajudou a desenvolver o sistema.

Segundo os pesquisadores, as fotos tiradas pelos usuários permanecem totalmente confidenciais e não são transmitidas pela internet: tudo o que trafega são as medidas corporais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Software e Programação
  • Realidade Virtual
  • Imagens 3-D

Mais tópicos