Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Flutuador do projeto Rios de São Paulo ganha prêmio internacional

IPT - 02/09/2010

Flutuador do projeto Rios de São Paulo ganha prêmio internacional
O equipamento, que possui duas microcâmaras, GPS e um sensor para medir a quantidade de oxigênio dissolvido na água, percorrer 560 km pelos rios do estado de São Paulo.
[Imagem: IPT]

Monitoramento dos rios

O projeto de um flutuador desenvolvido em 2009 no Centro de Engenharia Naval e Oceânica do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo) receberá no dia 12 de setembro o prêmio IBC Special Award.

O flutuador foi criado para a produção de uma série de reportagens do projeto Rios de São Paulo, da TV Globo.

O prêmio concedido ao flutuador pela International Broadcasting Conference faz parte de uma categoria especial para o reconhecimento de profissionais, organizações ou projetos que propiciaram uma contribuição notável à indústria e à sociedade.

Neste caso, o projeto tinha como objetivo a medição dos níveis de oxigênio da água do Rio Tietê, no Estado de São Paulo, e foi realizado durante 31 dias em um trajeto de 560 km, entre as cidades de Biritiba Mirim e Barra Bonita.

Flutuador

O flutuador foi construído em isopor e recoberto com material compósito - fibra de vidro e resina epóxi.

O equipamento possui duas microcâmaras, GPS e um sensor para medir a quantidade de oxigênio dissolvido na água, este último fornecido pela PoliControl.

"Participar deste projeto foi gratificante para toda a equipe do CNaval, que considerou importante mostrar as consequências imediatas da ação do homem em lançar esgoto e lixo nos rios", explica Carlos Daher Padovezi, diretor do centro.

Cooperação

"A participação do IPT foi fundamental no processo, pois foi o ponto inicial na definição da 'cara' e das características técnicas que o equipamento teria, a partir de padrões técnicos que garantiriam a sua segura navegabilidade, total impermeabilidade e correta operação", explica Fernando Gueiros, gerente de operações da TV Globo.

Além dos laboratórios do IPT envolvidos no projeto, o flutuador contou com a participação direta de quatorze departamentos da TV Globo. "Essa foi uma iniciativa que funcionou por conta da associação de talentos e competências: gosto de afirmar que o sucesso foi alcançado porque o termo técnico 'operação' se transformou em algo maior, que foi 'cooperação'", completa Gueiros.

A premiação acontecerá na cidade de Amsterdã, na Holanda, em evento anual que reúne profissionais envolvidos na criação, gerenciamento e difusão de notícias e entretenimento de todo o mundo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Sensores
  • Veículos
  • Exploração Marítima

Mais tópicos