Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Foguete reutilizável pousa após levar satélites ao espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/12/2015


Foguete que pousa

Com o aprendizado de duas tentativas fracassadas, a SpaceX conseguiu pousar de volta seu foguete Falcon 9, na vertical, em uma base de lançamento.

O feito foi eclipsado pela concorrente Blue Origin, que conseguiu pousar seu foguete verticalmente no solo no último dia 23 de Novembro. A diferença é que o Falcon 9 pousou corretamente depois de colocar dois satélites em órbita, enquanto o voo da Blue Origin foi experimental, sem carga útil.

O teste também foi corajoso porque este foi o primeiro lançamento do Falcon 9 desde que o foguete explodiu, em 28 de Junho, quando tentava levar suprimentos para a Estação Espacial Internacional - foi a primeira falha em 19 lançamentos.

O foguete Falcon 9 deverá ser usado em voos tripulados a partir de 2017, usando a cápsula Dragon - além de levar tripulantes para a Estação Espacial, um dos planos da empresa envolve o turismo espacial, enquanto outro mais ousado fala em chegar a Marte.

Foguetes reutilizáveis

O feito da SpaceX é histórico por abrir o caminho para a reutilização de foguetes, que até hoje servem para um único lançamento.

Mas essa possibilidade ainda terá que ser demonstrada, tanto do ponto de vista técnico, como econômico. Os foguetes laterais dos ônibus espaciais, por exemplo, eram reaproveitados, mas uma auditoria realizada pela própria agência concluiu que não era possível concluir que havia ganhos econômicos na operação.

No caso da SpaceX, o próximo passo será testar o foguete que pousou, para ver a confiabilidade dos motores. Para isso, os motores serão retirados do foguete e testados em uma plataforma no solo "para ver se eles ainda funcionam", segundo a empresa. Assim, um outro voo com o mesmo foguete não tem previsão de data.

Segundo a SpaceX, um foguete Falcon 9 custa US$16 milhões para ser construído, enquanto o combustível para fazê-lo ir ao espaço custa US$200.000, o que mostra a possibilidade de ganhos decorrentes do reaproveitamento do equipamento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Satélites Artificiais
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos