Eletrônica

O tão sonhado laser de silício torna-se prático

Fotônica do silício: Laser de silício fica prático
O nanolaser sobre silício foi construído com pontos quânticos. [Imagem: Siming Chen et al. - 10.1038/nphoton.2016.21]

Nanolaser de silício

Até cerca de 10 anos atrás acreditava-se que seria impossível fabricar um laser de silício.

De lá para cá, alguns experimentos com nanolaseres de silício dentro de chips fotônicos mostraram o quanto esse avanço pode render para a tecnologia atual.

Agora, uma equipe britânica afirma ter desenvolvido o primeiro processo para fabricar um laser sobre silício que é prático e passível de chegar à indústria.

O nanolaser, construído com pontos quânticos, alcançou até 105 mW, funcionou a temperaturas de até 120º C e os cálculos indicam que ele será estável por até 100.000 horas de operação.

Fotônica do silício

"Construir lasers bombeados eletricamente em substratos de silício é um passo fundamental rumo à fotônica do silício. Os resultados precisos desse passo são impossíveis de prever na sua totalidade, mas isto irá claramente transformar a computação e a economia digital, revolucionar os cuidados com a saúde através do monitoramento dos pacientes e proporcionar uma mudança radical na eficiência energética," disse o professor Peter Smowton, da Universidade de Cardiff.

Na chamada fotônica do silício, a luz substitui a corrente elétrica usada para transferir as informações dentro dos chips e entre eles, aumentando a velocidade na transmissão de dados e diminuindo a energia gasta, o que também resulta em redução no aquecimento dos chips.

Para demonstrar todo esse potencial, a equipe afirma já estar trabalhando na construção de um protótipo que integre o laser sobre silício com guias de onda e com a eletrônica necessária para demonstrar a comunicação por luz no interior dos chips e entre os chips.

Bibliografia:

Electrically pumped continuous-wave III-V quantum dot lasers on silicon
Siming Chen, Wei Li, Jiang Wu, Qi Jiang, Mingchu Tang, Samuel Shutts, Stella N. Elliott, Angela Sobiesierski, Alwyn J. Seeds, Ian Ross, Peter M. Smowton, Huiyun Liu
Nature Photonics
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nphoton.2016.21




Outras notícias sobre:

Mais Temas