Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

O tão sonhado laser de silício torna-se prático

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/03/2016

Fotônica do silício: Laser de silício fica prático
O nanolaser sobre silício foi construído com pontos quânticos.
[Imagem: Siming Chen et al. - 10.1038/nphoton.2016.21]

Nanolaser de silício

Até cerca de 10 anos atrás acreditava-se que seria impossível fabricar um laser de silício.

De lá para cá, alguns experimentos com nanolaseres de silício dentro de chips fotônicos mostraram o quanto esse avanço pode render para a tecnologia atual.

Agora, uma equipe britânica afirma ter desenvolvido o primeiro processo para fabricar um laser sobre silício que é prático e passível de chegar à indústria.

O nanolaser, construído com pontos quânticos, alcançou até 105 mW, funcionou a temperaturas de até 120º C e os cálculos indicam que ele será estável por até 100.000 horas de operação.

Fotônica do silício

"Construir lasers bombeados eletricamente em substratos de silício é um passo fundamental rumo à fotônica do silício. Os resultados precisos desse passo são impossíveis de prever na sua totalidade, mas isto irá claramente transformar a computação e a economia digital, revolucionar os cuidados com a saúde através do monitoramento dos pacientes e proporcionar uma mudança radical na eficiência energética," disse o professor Peter Smowton, da Universidade de Cardiff.

Na chamada fotônica do silício, a luz substitui a corrente elétrica usada para transferir as informações dentro dos chips e entre eles, aumentando a velocidade na transmissão de dados e diminuindo a energia gasta, o que também resulta em redução no aquecimento dos chips.

Para demonstrar todo esse potencial, a equipe afirma já estar trabalhando na construção de um protótipo que integre o laser sobre silício com guias de onda e com a eletrônica necessária para demonstrar a comunicação por luz no interior dos chips e entre os chips.

Bibliografia:

Artigo: Electrically pumped continuous-wave III-V quantum dot lasers on silicon
Autores: Siming Chen, Wei Li, Jiang Wu, Qi Jiang, Mingchu Tang, Samuel Shutts, Stella N. Elliott, Angela Sobiesierski, Alwyn J. Seeds, Ian Ross, Peter M. Smowton, Huiyun Liu
Revista: Nature Photonics
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nphoton.2016.21
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fotônica
  • Semicondutores
  • Raios Laser
  • Computadores

Mais tópicos