Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação é lançada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/06/2011


A nova Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação (FPPI) foi lançada nesta quarta-feira no Senado Federal.

Legislação para inovação

Composta por mais de 200 parlamentares de todo o país, a frente tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento da legislação federal com foco na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), assim como promover a alocação de recursos orçamentários para o setor.

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica Industrial (Abipti) responderá pela secretaria executiva da frente, que será coordenada pelo deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG). A Abipti representa mais de 200 entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

"Nossas prioridades são os marcos legais e a tentativa de desburocratizar o processo de desenvolvimento de C&T, seja para o desenvolvimento de pesquisas, aplicação de recursos e registro de patentes", disse Piau.

Pesquisa e inovação

A FPPI (Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação) será uma associação suprapartidária com pelo menos um terço de membros do Poder Legislativo Federal, destinada a promover o aprimoramento da legislação federal sobre pesquisa e inovação.

Um dos objetivos é que a instância se estabeleça como um canal permanente de comunicação com as organizações que debatem a inovação tecnológica e as pesquisas científicas.

"A Frente ajuda a dialogar com os parlamentares para que o país entenda que o futuro depende do avanço da ciência, tecnologia e inovação. Só assim o Brasil dará um salto em direção à quinta ou sexta economia do mundo", disse o Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

A frente organizará a agenda legislativa da pesquisa e da inovação e buscará promover e intervir no desenvolvimento de políticas públicas, visando o fortalecimento da pesquisa e maior desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Intenções

A FPPI se propõe ainda a lidar com a manutenção de um canal permanente de comunicação com as organizações que formam a cadeia brasileira de pesquisa e inovação; o fortalecimento e a consolidação da presença e do posicionamento dessas entidades no Congresso Nacional; e a promoção da alocação de recursos orçamentários e financeiros para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Apesar de tantas propostas, a única ação concreta anunciada durante o lançamento foi a divulgação de um email para contato, criado em um sistema gratuito de correio eletrônico: frentepesquisaeinovacao@hotmail.com.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos