Materiais Avançados

Com informações da Agência Fapesp - 04/09/2014

Fungos da Antártica geram produtos em climas tropicais
Colônias da levedura Rhodotorula mucilaginosa, que se mostrou muito produtiva nos climas tropicais - apesar de ter vindo da Antártica.
[Imagem: Wikipedia/A doubt]

Proteases

A fabricação de detergentes, cosméticos, alimentos, medicamentos e muitos produtos químicos depende de processos executados por enzimas, compostos orgânicos que catalisam e tornam possíveis muitas reações químicas.

Entre as enzimas de maior interesse para a indústria, as mais empregadas são as proteases, que respondem por 60% do mercado mundial de enzimas. As proteases são importantes como catalisadores biológicos, além de compor a formulação de detergentes, aromatizantes e outros produtos da química fina.

Um grupo de pesquisadores brasileiros foi buscar novas proteases em microrganismos de clima extremo, os chamados "extremófilos" - mais especificamente, em fungos coletados na Antártica e atualmente armazenados na Coleção Brasileira de Microrganismos, sediado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

"A nossa expectativa era que esses microrganismos encontrados em condições extremas, restritivas de clima, poderiam produzir enzimas com características especiais para uso em bioprocessos industriais", relata Maria das Graças de Almeida de Felipe, da Escola de Engenharia da USP em Lorena (SP).

A primeira surpresa veio com a rápida adaptação dos fungos às condições ambientais brasileiras. "Os microrganismos antárticos podem não ser oriundos daquele continente; uma vez levados para lá, se adaptaram às condições climáticas e geográficas extremas", disse Almeida de Felipe.

Rendimento tropical

Fazendo o caminho de volta, os fungos do Pólo Sul começaram a produzir moléculas com características especiais, como proteases altamente estáveis, a ponto de se manterem em atividade em uma ampla faixa de temperatura, o que encontraria aplicação em uma extensa gama de setores industriais.

Dentre as 99 amostras estudadas, 14 apresentaram um halo ao redor da colônia quando em contato com leite. A presença do halo indicava a degradação das proteínas do leite e, portanto, a presença de proteases.

Das 14 leveduras produtoras, uma chamou a atenção dos pesquisadores por sua produtividade, a Rhodotorula mucilaginosa, que produz uma molécula de alta qualidade que se mostrou estável em uma ampla variação de temperatura, o que evitaria prejuízos num processo industrial no caso de queda de energia elétrica, por exemplo.

Fungos da Antártica geram produtos em climas tropicais
A Rhodotorula também produz um interessante pigmento laranja, com grande aplicação na indústria.
[Imagem: EEL-USP]

Outras enzimas, quando submetidas a pequenas variações de temperatura, levam à perda da atividade enzimática, de acordo com a pesquisadora da USP.

A levedura escolhida obtém sua atividade máxima na temperatura de 50º C e pH 5, o que reforça a hipótese de que esses microrganismos não são naturais da Antártica e, portanto, desenvolvem estratégias de adaptação.

Pigmento laranja

Outro subproduto da Rhodotorula é um pigmento laranja, o que motivou a continuação das investigações para avaliar a produção dessa molécula e suas possíveis aplicações.

O grupo de pesquisa acredita que ela pode servir de base para uma grande variedade de bioprodutos, que vão de biocorantes, substitutos de corantes sintéticos, a biossurfactantes, agentes capazes de alterar as propriedades da superfície de um líquido.

O pigmento chega a alterar de cor com a mudança de temperatura, o que abre um vasto campo potencial de aplicação, como seu emprego como biossensor de temperatura, por exemplo.

"Tivemos grandes descobertas nesses últimos anos e ainda temos perspectivas muito promissoras que devem gerar inovação por meio de produtos prospectados da biodiversidade", disse Maria das Graças.