Plantão

Conheça a galáxia mais estranha já vista

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/08/2010

Conheça a galáxia mais estranha já encontrada
É uma galáxia ou seriam duas? O astrônomo Art Hoag foi o primeiro a fazer essa pergunta quando ele próprio encontrou, por acaso, esse objeto extragaláctico absolutamente incomum.
[Imagem: NASA/R. Lucas(STScI/AURA)]

Objeto de Hoag

É uma galáxia ou seriam duas?

Na parte externa, o agora chamado Objeto de Hoag é um anel repleto de estrelas azuis brilhantes, enquanto perto do centro há um aglomerado de estrelas mais vermelhas, provavelmente muito mais velhas.

Entre os dois há uma lacuna que parece quase completamente escura.

Como o Objeto de Hoag se formou é algo que ainda não se sabe, embora objetos semelhantes já tenham sido identificados e catalogados como um tipo de galáxia em anel.

Colisão de galáxias

As hipóteses de sua gênese incluem uma colisão de galáxias, que teria ocorrido bilhões de anos atrás, e o efeito gravitacional de uma barra central que teria desaparecido.

Esta imagem, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble em julho de 2001, revela detalhes sem precedentes do Objeto de Hoag.

O Objeto de Hoag se espalha por cerca de 100.000 anos-luz, estando situado a cerca de 600 milhões de anos-luz de distância, na direção da constelação da Serpente.

Coincidentemente, através do espaço vazio no interior do Objeto de Hoag pode-se ver uma outra galáxia anel, que provavelmente está situada a uma distância muito maior.