Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Baterias de celulares velhos iluminam residências carentes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/04/2016

Gerador solar criado com baterias de celulares velhos
O pesquisador também construiu um sistema de 12 volts completo, feito com três baterias de 3.100 miliamperes-hora de capacidade cada uma.
[Imagem: Boucar Diouf/Kyung Hee University]

Gerador solar com bateria reaproveitada

Um engenheiro coreano desenvolveu um modelo de reciclagem das baterias de íons de lítio de celulares que, além de transformar o lixo eletrônico em sistemas geradores de energia solar para comunidades carentes, gera empregos ao longo de toda a cadeia.

Apesar do preço salgado, os usuários abandonam seus telefones celulares após uma vida útil média de apenas três anos, enquanto as baterias de íons de lítio desses aparelhos duram em média cerca de cinco anos.

Para reduzir o desperdício, Boucar Diouf, da Universidade Kyung Hee, juntou essas baterias usadas a um painel solar portátil e lâmpadas de LED de baixo custo.

Já existem diversos sistemas similares, mas as baterias são de longe o componente mais caro desses geradores solares, custo esse que cai praticamente a zero com o reaproveitamento.

Programa de reaproveitamento

O programa proposto consiste em cinco etapas: recolhimento das baterias usadas, teste e seleção, montagem do sistema, comercialização e instalação. Cada uma dessas etapas pode fornecer oportunidades para a criação de empregos.

Ao final, o sistema completo poderá substituir as velas e lamparinas a querosene que ainda são usadas por milhões de pessoas ao redor do mundo, sobretudo nas zonas rurais e nos países mais pobres.

6 horas de luz

Uma bateria de celular padrão, que tem capacidade de 1.000 miliamperes-hora, pode alimentar uma lâmpada de LED de 1 watt durante cerca de três horas, ou uma lâmpada de 0,5 watt - brilhante o suficiente para que alguém leia ou escreva - por cerca de seis horas. Quando ligado a um pequeno painel solar, esse sistema pode durar cerca de três anos sem qualquer manutenção.

Diouf também construiu um sistema de 12 volts completo, feito com três baterias de 3.100 miliamperes-hora de capacidade cada uma, com uma lâmpada de LED de 5 watts e um pequeno painel solar - o sistema todo custou menos de US$ 25. O sistema de 12 V consegue iluminar uma sala inteira por cerca de cinco horas por noite.

Bibliografia:

Artigo: A second life for mobile phone batteries in LED solar home systems
Autores: Boucar Diouf
Revista: Journal of Renewable and Sustainable Energy
Vol.: 8, 024106
DOI: 10.1063/1.4944967
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Energia Solar
  • Baterias
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos