Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Entenda as vantagens do giroscópio do novo iPhone

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/06/2010

Entenda as vantagens do giroscópio do novo iPhone
Enquanto os giroscópios dos aviões são compostos por conjuntos complicados e pesados de rodas girando em alta velocidade, o microgiroscópio é um MEMS, um sistema microeletromecânico, que custa menos de US$3 a unidade.
[Imagem: Invensense]

iPhone com giroscópio

Parece ser legal ter um giroscópio incorporado no seu próximo smartphone, não?

Mas, enquanto a Apple se vê obrigada a suspender a pré-venda do iPhone 4, com a alegação quase bizarra de excesso de interessados, você pode estar se perguntando: para o que mesmo é que vai servir esse giroscópio?

"It's just perfect for gaming," disse Steve Jobs durante a apresentação do novo recurso. Mas pode ser mais do que isso.

Posicionamento a toda prova

Os smartphones atuais já contam com bússola, acelerômetro e GPS, o que é suficiente para apontar o norte magnético, indicar a posição exata em qualquer ponto do planeta e sentir qualquer movimento - para cima e para baixo, de um lado para o outro e para frente e para trás.

"Mas [o acelerômetro] não sabe como o celular foi girado ao redor do seu eixo," lembrou Nick Black, em entrevista à revista New Scientist. "A bússola sabe para onde o aparelho está apontado - mas apenas ao longo de um plano. Ela não consegue lhe dizer se ele está apontando para baixo ou para cima."

Em outras palavras, se o seu celular fosse um avião, ele lhe indicaria corretamente para onde você está voando, mas não lhe ajudaria a inclinar para fazer curvas.

A dica foi suficiente para lembrar-lhe dos simuladores de voo? Exatamente isso. Os ainda pré-proprietários do novo iPhone poderão usar, para controlar seus aviões virtuais, a mesma tecnologia que os pilotos usam para controlar os aviões de verdade: o giroscópio.

Realidade ampliada

Mas Black aponta que talvez seja na realidade ampliada que virão os maiores benefícios.

O GPS e a bússola dos aparelhos atuais determinam a posição e a orientação do celular. Assim, quando o usuário aponta a câmera do iPhone para um restaurante, por exemplo, avaliações do estabelecimento podem ser sobrepostas à imagem.

Mas se usuário girar o telefone, qualquer texto ou imagem virtual gerados pela realidade ampliada vai desconectar-se da imagem. Isto não vai mais acontecer com o uso do giroscópio.

Microgiroscópio

O giroscópio não é nenhuma novidade: inventado no século 19 pelo alemão Johann Bohnenberger, ele é parte integrante do sistema de controle de todos os aviões.

A novidade são os microgiroscópios, como os que equipam o iPhone 4. Enquanto os giroscópios dos aviões são compostos por conjuntos complicados e pesados de rodas girando em alta velocidade, o microgiroscópio é um MEMS, um sistema microeletromecânico super miniaturizado que custa menos de US$3 a unidade.

Construído no interior de um microchip de silício, o microgiroscópio consiste de uma série de "forquilhas" metálicas, cada uma com uma frequência de ressonância que muda conforme giram, estabelecendo a orientação precisa do dispositivo em três dimensões.

Segundo a revista EE Times, todos os vendedores de smartphones afirmaram que seus modelos também virão equipados com giroscópios até o Natal de 2010.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • MEMS
  • Monitoramento Ambiental
  • Nanomáquinas

Mais tópicos