Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Governo vai monitorar resultados de investimento em ciência e tecnologia

Com informações da Agência Brasil - 02/12/2011


Gastos e patentes

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) instalou a Rede de Indicadores Estaduais de Ciência e Tecnologia (C&T).

O intuito é saber quanto o poder público e as empresas privadas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento e outras atividades científicas.

Outro item que será acompanhado são os resultados em termos de registro de patentes e produção de artigos científicos em todas as unidades da Federação.

"Informação é sempre útil e transparência nunca é demais", assinalou Fernanda De Negri, do MCTI. "Nós não temos como medir qual é o impacto ou o efeito da política de C&T se a gente não consegue medir lá na ponta o que está acontecendo na produção."

Indicadores de ciência e tecnologia

As informações são de interesse de gestores públicos e pesquisadores, mas deverão ter atenção de outros setores da sociedade, prevê Fernanda.

"As pessoas vão saber quanto o governo federal, o governo estadual e as empresas estão investindo na área", explicou ela ao dizer que a informação estará disponível em dados nacionais ou por estado.

A falta dos indicadores estaduais faz com que os recursos gastos em C&T no Brasil estejam subestimados e os investimentos feitos pelas 14 secretarias estaduais de C&T e 13 fundações estaduais de amparo à pesquisa não estejam sendo corretamente contabilizados.

Segundo o MCTI, os estados investem cerca de R$ 3 bilhões anuais no setor, valor próximo do gasto do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), uma das principais fontes de recursos do ministério (que tem orçamento previsto de R$ 8,5 bilhões para 2012).

Metodologia

A rede de indicadores utilizará metodologia da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para permitir comparações com investimentos de outros países.

A expectativa do ministério é que, no final de 2012, comecem a ser publicados os primeiros índices sobre dispêndios e recursos humanos dedicados à C&T e o registro de patentes e produção bibliográfica.

Cerca de 40 representantes dos estados envolvidos na produção de indicadores estão sendo treinados pelo Ministério para alimentar e usar a rede.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Investimentos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos