Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Governo vai estudar introdução de carros híbridos no Brasil

Wellton Máximo - Agência Brasil - 26/11/2009


Tecnologias para poupar combustível

Além de anunciar a prorrogação da redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros com motor flex e a álcool, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, divulgou a criação de um grupo de trabalho para discutir o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor automotivo.

O grupo será formado por representantes dos Ministérios da Fazenda, do Meio Ambiente, de Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Segundo Mantega, o grupo trabalhará em conjunto com fabricantes para estimular a introdução de tecnologias que poupem combustível.

Carros híbridos

O ministro disse que uma das metas do grupo de trabalho é estimular a adoção de carros híbridos (movidos a combustível e energia elétrica), além de incentivar o uso de energias renováveis, como biocombustíveis. De acordo com ele, o grupo trabalhará pelo estabelecimento de uma estratégia de longo prazo, que estimule a fabricação de veículos ambientalmente corretos após o fim das reduções de impostos.

"As desonerações, de fato, são medidas de curto prazo, mas o grupo de trabalho dará tempo para que o setor automobilístico desenvolva tecnologias no médio e longo prazo", afirmou o ministro. Para ele, as medidas são importantes para que o Brasil mantenha a posição privilegiada no desenvolvimento de tecnologias que respeitem o meio ambiente.

"O Brasil é um dos pioneiros na preocupação ambiental. Fomos o primeiro país a desenvolver etanol e o motor flex. A questão ambiental sempre foi um elemento chave no país", observou Mantega.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Biocombustíveis
  • Veículos
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos