Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

GPS pode prever terremotos com duas horas de antecedência - mas há um problema

Com informações da New Scientist - 21/07/2023

GPS pode prever terremotos com duas horas de antecedência - mas há um problema
Terremotos e estações de GPS utilizadas no estudo.
[Imagem: Bletery/Nocquet - 10.1126/science.adg2565]

Prever terremotos usando GPS

É possível prever terremotos com até duas horas de antecedência do início do evento, o que tem potencial para salvar milhares de vidas.

Mas primeiro será necessário desenvolver sensores de GPS que sejam 100 vezes mais precisos do que os disponíveis hoje.

Nas últimas décadas, tem crescido o aval de especialistas à ideia de que existe alguma atividade sísmica reveladora antes dos terremotos, em comparação com a visão científica ainda majoritária, de que os sismos são eventos inerentemente caóticos e imprevisíveis.

Vários pesquisadores tentaram usar os sistemas de posicionamento global (GPS) para monitorar a superfície de áreas sujeitas a terremotos para tentar descobrir alguma atividade prévia, mas os resultados foram inconclusivos. Além de terem analisado apenas alguns poucos terremotos, essas primeiras análises deram tanto falsos positivos quanto falsos negativos.

Agora, Quentin Bletery e Jean-Mathieu Nocquet, da Universidade Côte d'Azur, na França, podem ter encerrado esse debate, dando a razão para aqueles que acreditavam na possibilidade de previsão.

A dupla usou dados de GPS para identificar um deslizamento gradual e acelerado entre as placas tectônicas antes de um terremoto. Esses deslizamentos são muito pequenos para aparecer nos sismógrafos, mas podem - se detectados - indicar quando os terremotos estão prestes a começar.

E fazer isto com até duas horas de antecedência, o que é tempo suficiente para dar um alarme.

GPS pode prever terremotos com duas horas de antecedência - mas há um problema
Outra abordagem interessante para a previsão de terremotos está nas ondas gravitacionais internas, que acontecem na atmosfera terrestre.
[Imagem: Pixabay]

Dá pra fazer

Os pesquisadores usaram medições de GPS coletadas durante um período de cinco minutos, o que lhes dá uma precisão espacial de 1 centímetro. E eles conseguiram fazer isto durante as 48 horas anteriores a 90 terremotos diferentes. Com esse conjunto de dados combinados, englobando mais de 3.000 medições, eles compararam os movimentos do solo registrados com a direção esperada do movimento que cada local sofreria durante um terremoto.

Em cada caso, eles descobriram que o maior movimento na direção esperada ocorreu pouco antes do terremoto. Eles também descobriram que os últimos 23 pontos de dados mostram um movimento gradualmente crescente na direção esperada, e os sete pontos de dados finais foram mais fortes do que quaisquer outros durante todo o período de 48 horas.

Esses pontos de dados são indicativos de um deslizamento gradual e lento entre as placas tectônicas, começando cerca de duas horas antes dos terremotos - algo que pode viabilizar um detector de terremotos confiável.

Mas há um problema. Os níveis de ruído dos sensores GPS atuais significam que a detecção só é possível em grandes conjuntos de dados, mas não nos dados individuais de um único local que estiver sendo monitorado.

Para alcançar a precisão necessária para essa detecção local, será necessário desenvolver sensores de GPS capazes de detectar movimentos de apenas 0,1 milímetro. Isto é cerca de 100 vezes mais preciso do que os sensores atuais, mas não é um objetivo tão difícil de alcançar com um esforço de pesquisa e desenvolvimento adequado.

Bibliografia:

Artigo: The precursory phase of large earthquakes
Autores: Quentin Bletery, Jean-Mathieu Nocquet
Revista: Science
Vol.: 381, Issue 6655 pp. 297-301
DOI: 10.1126/science.adg2565
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Sensores
  • Satélites Artificiais
  • Metrologia e Padronização

Mais tópicos