Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Gravação de marca d'água no molde protege produtos plásticos contra pirataria

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/04/2008

Gravação de marca dágua no molde protege produtos plásticos contra pirataria
Prof. Smith analisa amostras de peças plásticas com marcas d'água sobre a superfície.
[Imagem: University of Warwick]

Engenheiros da Universidade de Warwick, na Inglaterra, desenvolveram uma técnica que permite a gravação de marcas-d'água em produtos de plástico. A técnica é a primeira a disponibilizar um meio rápido e economicamente viável de se proteger produtos plásticos contra a pirataria.

Dias atrás, cientistas alemães anunciaram uma técnica que permite a inserção de hologramas em metais, como forma para proteger peças metálicas contra a pirataria. Eles se propunham então justamente a tentar fazer com que sua tecnologia pudesse ser aplicada aos plásticos (veja Hologramas explosivos podem ser criados até sobre aço).

A equipe do Dr. Gordon Smith saiu na frente, embora não utilize a mesma técnica de holografia. "Nós estamos trabalhando em diversos processos para evitar que componentes plásticos sejam copiados e este processo 'no molde' é o primeiro deles a ser desenvolvido para aplicação prática," diz ele.

A marca d'água é criada como uma parte intrínseca do produto plástico no momento em que ele é moldado. Segundo Smith, seria necessário um grande conhecimento técnico e equipamentos especiais para que alguém tentasse reproduzir o processo de gravação.

A tecnologia deverá atrair principalmente as empresas fabricantes de DVDs, em sua eterna luta contra a pirataria. Segundo Smith, a gravação da marca d'água diretamente no molde aumentará o custo de fabricação dos produtos em menos do que um por cento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Polímeros
  • Metais e Ligas
  • Segurança da Informação

Mais tópicos