Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Batido recorde de eficiência na produção de hidrogênio com luz solar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/07/2023

Hidrogênio produzido com luz solar com eficiência recorde
O fotorreator (esquerda) e a célula fotoeletroquímica propriamente dita (direita), feita com um semicondutor de baixo custo.
[Imagem: Gustavo Raskoksy/Rice University]

Fotorreator

Um novo reator acionado por energia solar bateu o recorde na produção de hidrogênio solar, alcançando 20,8% de eficiência.

A geração de hidrogênio por energia solar é tida como a alternativa verde por excelência para a produção de um combustível limpo, já que a combustão do hidrogênio gera apenas água como subproduto.

O rendimento inédito foi alcançado por um fotorreator integrado, que usa uma barreira anticorrosiva para isolar o semicondutor (a parte que capta a energia solar) da água (a fonte de hidrogênio) sem impedir a transferência de elétrons.

O fotorreator integrado é conhecido como célula fotoeletroquímica porque a absorção de luz, sua conversão em eletricidade e o uso da eletricidade para alimentar uma reação química ocorrem no mesmo dispositivo.

Até agora, o uso da tecnologia fotoeletroquímica para produzir hidrogênio verde era dificultado pela baixa eficiência e pelo alto custo dos semicondutores utilizados.

"Todos os dispositivos desse tipo produzem hidrogênio verde usando apenas luz solar e água, mas o nosso é excepcional porque tem eficiência recorde e usa um semicondutor muito barato," disse Austin Fehr, da Universidade Rice, nos EUA.

Hidrogênio produzido com luz solar com eficiência recorde
Esquema do fotorreator.
[Imagem: Austin Fehr et al. - 10.1038/s41467-023-39290-y]

Perovskita

O semicondutor de baixo custo usado pela equipe pertence à família das já conhecidas perovskitas, que vêm revolucionando o campo tanto das células solares (captação de luz) quanto dos LEDs (emissão de luz).

O desafio que eles tiveram que superar foi que as perovskitas haletos são extremamente instáveis em água, e os revestimentos usados para isolar os semicondutores acabam inibindo a passagem dos elétrons ou, ainda pior, danificando as próprias células solares.

"Nossa principal percepção foi que você precisava de duas camadas para a barreira, uma para bloquear a água e outra para fazer um bom contato elétrico entre as camadas de perovskita e a camada protetora," disse Fehr. "Nossos resultados são a maior eficiência para células fotoeletroquímicas sem concentração solar e o melhor resultado de todas dentre aquelas que usam semicondutores de perovskita haleto."

O trabalho da equipe agora se concentrará na construção de protótipos em maior escala e na melhoria da durabilidade do fotorreator, para que ele possa alcançar parâmetros adequados para aplicações práticas.

Esta nova tecnologia é um passo significativo para a energia limpa e pode servir como uma plataforma para uma ampla gama de reações químicas que usam eletricidade coletada pela energia solar, como as necessárias para converter matérias-primas em combustíveis.

Bibliografia:

Artigo: Integrated halide perovskite photoelectrochemical cells with solar-driven water-splitting efficiency of 20.8%
Autores: Austin Fehr, Ayush Agrawal, Faiz Mandani, Christian L. Conrad, Qi Jiang, So Yeon Park, Olivia Alley, Bor Li, Siraj Sidhik, Isaac Metcalf, Christopher Botello, James L. Young, Jacky Even, Jean Christophe Blancon, Todd G. Deutsch, Kai Zhu, Steve Albrecht, Francesca Toma, Michael Wong, Aditya Mohite
Revista: Nature Communications
Vol.: 14, Article number: 3797
DOI: 10.1038/s41467-023-39290-y
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Hidrogênio
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Eólica

Mais tópicos