Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Hologramas de som animados podem até ser tocados

Com informações da New Scientist - 28/11/2019

Hologramas de som animados podem até ser tocados
Esquema do projetor holográfico 3D e algumas imagens geradas por ele.
[Imagem: Ryuji Hirayama et al. - 10.1038/s41586-019-1739-5]

Hologramas 3D

Já é possível criar uma imagem 3D em movimento usando nada além de uma pequena bola de poliestireno e uma variedade de pequenos alto-falantes.

Esse verdadeiro holograma 3D acústico é derivado da técnica de raios tratores acústicos, que está ajudando a levitar átomos, mas que promete até mesmo levitar seres humanos.

Ryuji Hirayama, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, construiu o dispositivo usando 512 alto-falantes, posicionados acima e abaixo de uma pequena plataforma que funciona como uma tela para exibição da imagem.

Os alto-falantes emitem ultra-som - inaudível - para criar pequenas bolsas de baixa pressão de ar nas quais a esfera de poliestireno flutua. Manipulando eletronicamente as ondas sonoras emitidas pelos alto-falantes, é possível mudar rapidamente a posição 3D precisa dos bolsões de baixa pressão e, assim, controlar a posição da esfera.

Se a esfera se mover rápido o suficiente, ela cria o que parece ser uma forma 3D para o espectador, e é possível até mesmo alterar a forma ao longo do tempo para dar a impressão de um objeto 3D em movimento.

Mas tudo isso tem que acontecer de forma extremamente rápida: A forma 3D precisa ser inteiramente traçada no ar em menos de 0,1 segundo - mais devagar do que isso e o efeito visual se perde.

Hologramas de som animados podem até ser tocados
Foto da apresentação que é vista como uma borboleta batendo as asas.
[Imagem: Eimontas Jankauskish]

Tocar nas imagens

Os pesquisadores também demonstraram como adicionar cor aos objetos 3D, direcionando feixes de luz vermelha, verde e azul para a esfera.

Em uma das demonstrações, o sistema mostra uma borboleta batendo as asas. Em outra, mostra números fazendo uma contagem regressiva.

Também se pode tocar tocar nas imagens porque os alto-falantes criam uma área de ar de alta pressão que circunda a esfera. Quando a mão atinge a imagem, parece que se está tocando o objeto, mesmo que a pessoa esteja apenas tocando o ar.

O próximo passo será movimentar mais esferas ao mesmo tempo, para criar efeitos e desenhos mais complexos - o protótipo atual consegue movimentar até seis esferas.

Bibliografia:

Artigo: A volumetric display for visual, tactile and audio presentation using acoustic trapping
Autores: Ryuji Hirayama, Diego Martinez Plasencia, Nobuyuki Masuda, Sriram Subramanian
Revista: Nature
Vol.: 575, pages 320-323
DOI: 10.1038/s41586-019-1739-5
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Holografia
  • Imagens 3-D
  • Telas e Monitores
  • Realidade Virtual

Mais tópicos