Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Honda apresenta mini-exoesqueleto que auxilia a andar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/04/2008

Honda apresenta mini-exoesqueleto que auxilia a andar

[Imagem: Honda]

A maioria dos exoesqueletos em desenvolvimento têm por objetivo aumentar significativamente a força do ser humano, se não transformando-o no super-homem, pelo menos tornando-o capaz de carregar pesos sem esforço ou correr muito mais rápido do que é possível naturalmente.

Mini-exosesqueleto

A Honda adotou um enfoque diferente, acreditando que, para auxiliar uma pessoa simplesmente a caminhar mais facilmente, é necessário um aparato muito mais simples. O objetivo do equipamento é auxiliar pessoas idosas e pacientes em recuperação a caminhar sem esforço excessivo.

O equipamento está sendo desenvolvido desde 1999 e, embora ainda não esteja disponivel comercialmente, entrou agora na fase de viabilidade econômica, o que significa que ele poderá ser vendido em breve.

"Filho" do Asimo

Segundo nota divulgada pela empresa, o equipamento de auxílio ao caminhar é fruto direto das pesquisas feitas com o robô Asimo. Ele utiliza o mesmo sistema de controle cooperativo do robô humanóide.

Neste sistema, as informações coletadas por sensores localizados nas coxas e no quadril são enviadas para um microprocessador central que calcula a força necessária a cada momento em cada um dos motores. A CPU envia então os comandos adequados para os motores, que ajudam a movimentar as pernas.

Motores planos

A utilização de motores planos sem escovas permitiu a redução das dimensões do exoesqueleto, que pesa apenas 2,8 kg. Ele poderá ser fabricado em três tamanhos (P, M e G), adaptando-se virtualmente a qualquer pessoa.

Uma bateria de íons de lítio de 22 V e 1 Ah permite o funcionamento ininterrupto do exoesqueleto por 2 horas, com o usuário andando a uma velocidade de 4,5 km/h.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs Assistentes
  • Robôs

Mais tópicos