Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Hotel espacial inflável será testado na Estação Espacial

Com informações da New Scientist - 11/04/2016

Hotel espacial inflável será testado na Estação Espacial
O módulo inflável é feito de um tecido macio e dobrável, mas capaz de suportar o ambiente hostil do espaço.
[Imagem: Bigelow Aerospace]

Nave inflável

A Estação Espacial Internacional receberá o primeiro módulo adicional desde 2011.

Mas, antes de usar o novo quarto, a tripulação terá que "soprar" para enchê-lo.

Ao contrário do restante da estação, que é composta por gigantescas latas de alumínio, o Módulo Expansível Bigelow (BEAM: Bigelow Expandable Activity Module) é inflável, e foi levado ao espaço dobrado dentro da cápsula de carga da SpaceX, lançada neste fim de semana.

O módulo inflável, desenvolvido pela Bigelow Aerospace, é feito de um tecido macio e dobrável, mas capaz de suportar o ambiente hostil do espaço - a composição exata do material é um segredo guardado a sete chaves.

Ele foi projetado para inflar em órbita, permitindo que módulos sejam lançados por naves pequenas, como a cápsula Dragon da SpaceX - os módulos atuais da Estação Espacial exigiram os grandes compartimentos dos ônibus espaciais.

Hotel espacial

Como a tecnologia ainda está sendo testada, os astronautas não vão ocupar o módulo em tempo integral. Se tudo correr conforme o previsto, o módulo ficará na estação durante dois anos, permitindo confirmar se ele é capaz de resistir aos micrometeoroides que ocasionalmente atingem a Estação Espacial, juntamente com a manutenção da temperatura e de níveis seguros de radiação.

"Na maior parte do tempo o módulo ficará fechado, mas a equipe entrará várias vezes para recolher dados e dar uma olhada. Vai parecer bem espaçoso," diz Joel Montalbano, da NASA.

Se a tecnologia funcionar, a Bigelow espera um dia construir sua própria estação espacial privada. Ela poderia ser um destino de pesquisa para clientes privados ou um hotel espacial para turistas - o fundador da empresa, Robert Bigelow, é dono de uma cadeia de hotéis aqui na Terra.

Hotel espacial inflável será testado na Estação Espacial
Momento em que o primeiro estágio do foguete Falcon 9 pousa de volta em uma balsa no mar, depois de colocar em órbita a nave Dragon.
[Imagem: SpaceX]

Foguete pousou no mar

A missão de ressuprimento da Estação Espacial começou com outro êxito importante para a empresa SpaceX e seu foguete Falcon 9.

Depois de várias tentativas frustradas de pousar o primeiro estágio do foguete dentro de uma balsa no mar, desta vez o feito teve êxito. Mesmo com o mar ligeiramente agitado, o foguete pousou de volta com precisão.

A ideia é que o propulsor agora seja revisado e reutilizado em outro lançamento, o que promete baixar o custo das missões.

A Blue Origin, outra empresa contratada pela NASA, também está tendo sucesso em suas iniciativas, já tendo conseguido usar um foguete reutilizável para uma segunda viagem ao espaço.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Tecidos

Mais tópicos