Plantão

Telescópio Hubble flagra alienígena de Invasores do Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/03/2013

Telescópio Hubble flagra alienígena de Invasores do Espaço
Space Invaders, um dos primeiros jogos de computador, está de volta, nessa incrível imagem feita pelo telescópio Hubble.
[Imagem: NASA/ESA/Acknowledgement: N. Rose]

Space Invaders

"Space Invaders", um dos clássicos dos jogos eletrônicos, ressurgiu inesperadamente no espaço, nessa impressionante imagem captada pelo telescópio espacial Hubble.

O campo gravitacional em torno deste grande aglomerado de galáxias, chamado Abell 68, atua como uma lente natural no espaço para ampliar a luz vinda de galáxias de fundo muito distantes.

Tal como os espelhos de distorção muito comuns em parques de diversão, a lente gravitacional cria uma paisagem fantástica de imagens em forma de arco e imagens espelho das galáxias de fundo.

O aglomerado de galáxias no primeiro plano está a 2 bilhões de anos-luz de distância, e as imagens vistas pelo efeito da lente vêm de galáxias muito mais distantes.

Nesta foto, a imagem de uma galáxia espiral na parte superior esquerda foi esticada e espelhada em uma forma semelhante à dos alienígenas do clássico jogo de computador "Space Invaders" (Invasores do Espaço), que fez sucesso nos anos 1970.

Uma segunda imagem da mesma galáxia, menos distorcida, aparece à esquerda da grande e brilhante galáxia elíptica.

Pressão de arrasto

No canto superior direito da foto há também outra característica marcante, mas esta não relacionada ao efeito de lente gravitacional.

O que parece ser um líquido roxo escorrendo de uma galáxia é um fenômeno chamado pressão de arrasto (ram-pressure stripping), a pressão exercida por um corpo que se move através de um meio fluido.

Neste caso, as nuvens de gás dentro da galáxia estão sendo arrancadas e aquecidas conforme ela passa por uma região de gás intergaláctico mais denso.