Plantão

Telescópio Hubble flagra alienígena de "Invasores do Espaço"

Telescópio Hubble flagra alienígena de
Space Invaders, um dos primeiros jogos de computador, está de volta, nessa incrível imagem feita pelo telescópio Hubble.[Imagem: NASA/ESA/Acknowledgement: N. Rose]

Space Invaders

"Space Invaders", um dos clássicos dos jogos eletrônicos, ressurgiu inesperadamente no espaço, nessa impressionante imagem captada pelo telescópio espacial Hubble.

O campo gravitacional em torno deste grande aglomerado de galáxias, chamado Abell 68, atua como uma lente natural no espaço para ampliar a luz vinda de galáxias de fundo muito distantes.

Tal como os espelhos de distorção muito comuns em parques de diversão, a lente gravitacional cria uma paisagem fantástica de imagens em forma de arco e imagens espelho das galáxias de fundo.

O aglomerado de galáxias no primeiro plano está a 2 bilhões de anos-luz de distância, e as imagens vistas pelo efeito da lente vêm de galáxias muito mais distantes.

Nesta foto, a imagem de uma galáxia espiral na parte superior esquerda foi esticada e espelhada em uma forma semelhante à dos alienígenas do clássico jogo de computador "Space Invaders" (Invasores do Espaço), que fez sucesso nos anos 1970.

Uma segunda imagem da mesma galáxia, menos distorcida, aparece à esquerda da grande e brilhante galáxia elíptica.

Pressão de arrasto

No canto superior direito da foto há também outra característica marcante, mas esta não relacionada ao efeito de lente gravitacional.

O que parece ser um líquido roxo escorrendo de uma galáxia é um fenômeno chamado pressão de arrasto (ram-pressure stripping), a pressão exercida por um corpo que se move através de um meio fluido.

Neste caso, as nuvens de gás dentro da galáxia estão sendo arrancadas e aquecidas conforme ela passa por uma região de gás intergaláctico mais denso.