Espaço

Hubble descobre lua de planeta anão Makemake

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/04/2016

Hubble descobre lua de planeta anão Makemake
Concepção artística mostrando o planeta anão Makemake e sua lua recém-descoberta, apelidada de MK 2. Os dois estão mais de 50 vezes mais longe do Sol do que a Terra.
[Imagem: NASA/ESA/A. Parker]

Deus da criação

Enquanto espiava os arredores do Sistema Solar - procurando pelo Planeta Nove? - o telescópio espacial Hubble detectou uma pequena lua orbitando Makemake, o segundo planeta-anão mais brilhante - depois de Plutão - no Cinturão de Kuiper.

A lua foi provisoriamente designada "S/2015(136472) 1", mas já responde pelo apelido de MK 2. Seu brilho é 1.300 vezes mais fraco do que o brilho de Makemake.

A lua MK 2 foi vista a cerca de 20.800 quilômetros (km) do planeta anão, e seu diâmetro é estimado em 160 km - Makemake tem 1.390 km de diâmetro, mas ainda há dúvidas se ele é "perfeitamente" esférico.

O planeta anão Makemake, descoberto em 2005, tem esse nome em homenagem à divindade criadora do mundo do povo Rapa Nui, da Ilha de Páscoa.

Planetas anões reconhecidos

O Cinturão de Kuiper é um vasto reservatório de material que os astrônomos acreditam ser as sobras da construção do nosso Sistema Solar, e lar de vários planetas anões.

Alguns desses mundos têm satélites conhecidos, mas esta é a primeira descoberta de um objeto companheiro de Makemake, um dos cinco planetas anões reconhecidos pela União Astronômica Internacional - os outros são Plutão, Ceres, Haumea e Éris.