Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Hubble ganha sua nova câmera superpotente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/05/2009

Hubble ganha sua nova câmera superpotente
Telescópio Espacial Hubble, fotografado do interior da cabine do ônibus espacial Atlantis, logo depois de ser capturado pelo braço robótico.
[Imagem: NASA]

Um parafuso emperrado quase estragou tudo durante a primeira caminhada espacial feita pelos astronautas do Atlantis para fazer o upgrade do Hubble.

Retirar o parafuso era essencial para sacar a câmera WFPC 2 do seu slot, liberando o espaço onde seria instalada a superpotente WFPC 3 (WFPC: Wide Field Planetary Camera). Se o parafuso quebrasse, nada poderia ser feito e a nova câmera não poderia ser instalada.

Os astronautas usaram todas as ferramentas disponíveis sem que o parafuso cedesse. Então, uma chave de catraca, que não foi projetada para fazer o serviço, resolveu o problema.

A velha e valorosa WFPC 2 já está acondicionada na carroceria do Atlantis e será levada para o Museu Espacial Smithsoniano.

Computador do Hubble

Durante a caminhada de 7h20, os astronautas também substituíram a unidade central de comando do Hubble, um computador responsável por receber as instruções enviadas pelos cientistas em terra e enviar os comandos adequados para os instrumentos científicos do Hubble.

O caminho inverso também passa por esse computador, que formata os dados científicos coletados para transmissão para a Terra.

Barra de captura

Por fim, os astronautas instalaram uma barra de captura, que poderá ser utilizada no futuro, quando o Hubble for retirado de serviço e tiver que ser rebocado por outra nave para se desintegrar ao reentrar na atmosfera, além de algumas travas para facilitar o trabalho em suas próximas caminhadas espaciais.

A substituição da câmera e do computador central marca o cumprimento de duas das três prioridades da missão de reparo do Hubble. A terceira prioridade é a instalação dos novos giroscópios, que mantêm a estabilidade do telescópio e permitem que ele seja apontado com precisão para os pontos que ele deve observar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Foguetes
  • Estação Espacial Internacional
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos