Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Hubble revela estrela companheira que sobreviveu a explosão de supernova

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/05/2022

Hubble revela estrela companheira que sobreviveu a explosão de supernova
Esta ilustração mostra a supernova 2013ge, com sua estrela companheira no canto inferior direito. A estrela companheira é impactada pela onda de choque da supernova, mas não é destruída.
[Imagem: NASA/ESA/Leah Hustak (STScI)]

Supernovas sem hidrogênio

O Telescópio Espacial Hubble descobriu uma testemunha na cena da morte explosiva de uma estrela: Uma estrela companheira anteriormente escondida no brilho da supernova de sua parceira.

Surpreendentemente, a estrela sobreviveu à explosão catastrófica.

Os astrônomos estudam as supernovas detectando a assinatura dos vários elementos envolvidos na explosão. Esses elementos estão em camadas, como uma cebola: O hidrogênio é encontrado na camada mais externa e, se nenhum hidrogênio for detectado após a supernova, isso significa que ele foi de alguma forma removido antes da explosão.

A causa da perda de hidrogênio é um mistério, e os astrônomos estavam usando o Hubble justamente para procurar pistas e testar teorias para explicar essas supernovas sem hidrogênio.

As novas observações fornecem o melhor indício observacional colhido até agora para dar suporte à hipótese de que uma estrela companheira invisível drena o envelope de gás de sua estrela parceira antes que ela exploda.

"Este era o momento pelo qual estávamos esperando, finalmente vendo a evidência de um sistema binário progenitor de uma supernova totalmente despojada [de hidrogênio]," disse o astrônomo Ori Fox. "O objetivo é mover essa área de estudo da teoria para o trabalho com dados e ver como esses sistemas realmente se parecem."

Hubble revela estrela companheira que sobreviveu a explosão de supernova
Cenário teórico das etapas pelas quais passa uma supernova cuja estrela teve seu hidrogênio sugado por uma companheira.
[Imagem: NASA/ESA/Leah Hustak (STScI)]

Confirmações necessárias

A descoberta é a primeira de um tipo particular de supernova - uma em que a estrela foi despojada de todo o seu envelope de gás externo antes de explodir.

A descoberta fornece uma visão crucial sobre a natureza binária de estrelas massivas, bem como o potencial trailer para a fusão final das estrelas companheiras, que irá se espalhar pelo Universo na forma de ondas gravitacionais, ondulações no tecido do próprio espaço-tempo.

Em observações anteriores da supernova SN 2013ge, o Hubble detectou dois picos na luz ultravioleta, em vez de apenas um, normalmente visto na maioria das supernovas. Fox afirma que uma explicação possível para esse duplo brilho seria que o segundo pico mostra quando a onda de choque da supernova atingiu uma estrela companheira, uma possibilidade que agora parece muito mais provável.

As últimas observações do Hubble indicam que, embora a estrela companheira tenha sido significativamente chacoalhada, incluindo o gás hidrogênio que ela havia sugado de sua parceira, ela não foi destruída - Fox compara o efeito a uma tigela de gelatina, que eventualmente voltará à sua forma original.

Embora seja necessário encontrar confirmações adicionais e descobertas de apoio semelhantes, o astrônomo afirma que as implicações da descoberta ainda são substanciais, dando suporte às teorias de que a maioria das estrelas massivas se formam e evoluem como sistemas binários.

Bibliografia:

Artigo: The Candidate Progenitor Companion Star of the Type Ib/c SN 2013ge
Autores: Ori D. Fox, Schuyler D. Van Dyk, Benjamin F. Williams, Maria Drout, Emmanouil Zapartas, Nathan Smith, Dan Milisavljevic, Jennifer E. Andrews, K. Azalee Bostroem, Alexei V. Filippenko, Sebastian Gomez, Patrick L. Kelly, S. E. de Mink, Justin Pierel, Armin Rest, Stuart Ryder, Niharika Sravan, Lou Strolger, Qinan Wang, Kathryn E. Weil
Revista: The Astrophysical Journal Letters
Vol.: 929 L15
DOI: 10.3847/2041-8213/ac5890
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos