Informática

IBM disponibiliza computador quântico pela internet

Com informações da New Scientist - 06/05/2016

IBM disponibiliza acesso a computador quântico pela internet
Diagrama do processador quântico de cinco qubits que está sendo disponibilizado online.
[Imagem: IBM Research]

Processador quântico online

Seguindo os passos de pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, que disponibilizaram um processador quântico pela internet em 2013, a IBM anunciou a disponibilização de acesso gratuito ao seu próprio processador quântico.

Enquanto o chip da Universidade de Bristol conta com dois qubits, a versão que a IBM colocará online, chamada Quantum Experience, conta com cinco qubits.

As duas equipes já estão trabalhando em versões mais aprimoradas, com dezenas de qubits, por isso resolveram tirar vantagem de suas versões mais simples, mas mais estáveis.

A expectativa é que, quando os usuários, especializados ou não, tentarem programar o processador quântico online, os pesquisadores obterão informações importantes para ajudá-los no desenvolvimento de versões maiores.

"Estamos ansiosos para sermos surpreendidos pelos algoritmos que os usuários externos vão testar. Nós queremos ver onde as coisas não funcionam tão bem, e a estabilidade do experimento ao longo do tempo," disse Jerry Chow, da IBM Research.

IBM disponibiliza acesso a computador quântico pela internet
A interface de programação do processador quântico lembra uma partitura musical.
[Imagem: IBM Research]

Computadores quânticos práticos

O processador quântico da IBM poderá ser programado por meio de um serviço web chamado Composer, assim chamado porque a interface se assemelha a uma partitura musical. Tutoriais explicam como arrastar e soltar diferentes portas lógicas quânticas para criar um algoritmo, que poderá então ser executado no processador.

No ano passado, a IBM recebeu financiamento da Agência de Pesquisas em Inteligência Avançada (IARPA) dos EUA para desenvolver um processador de 17 qubits capaz de executar códigos de correção de erros, que são essenciais para a criação de computadores quânticos maiores e com aplicações práticas.

A solicitação de acesso ao processador quântico da IBM pode ser feita no endereço http://quantumexperience.mybluemix.net/.